A Fundação Pedro Calmon (FPC), por meio da Biblioteca Juracy Magalhães Jr. de Itaparica, realiza nesta sexta-feira (11), a Caminhada Cívica – Dois de Julho: Nosso Olhar Itaparicano, com aula itinerante até a Fortaleza de São Lourenço. As atividades acontecem a partir das 9h.
Com paradas pelas ruas do Centro histórico de Itaparica para explanações sobre personagens históricos locais, a exemplo de Maria Felipa, a atividade propõe um mergulho na história da Independência do Brasil na Bahia. A atividade vai envolver toda a comunidade e conta com a participação do pesquisador Felipe Brito.
Ainda durante o mês de julho, as bibliotecas públicas estaduais promovem diversas atividades culturais alusivas ao 2 de julho. Confira:
Nosso Olhar Itaparicano
Em 17 de fevereiro de 1822 foi deflagrado na Bahia um movimento social e militar pela Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro do mesmo ano. Mas, foi apenas em 2 de Julho de 1823 que a conquista foi confirmada, após longas batalhas em cidades baianas. Um dos confrontos ocorreu na Ilha de Itaparica, em 7 de janeiro de 1823.
Itaparica não foi apenas um local de batalha, mas um ponto crucial na estratégia de luta pela Independência da Bahia, com sua localização, batalhas e participação popular sendo elementos decisivos para o desfecho vitorioso.
Serviço:
Caminhada Cívica pelas ruas de Itaparica
Quando: 11 de julho, às 9h
Onde: Ruas do Centro histórico de Itaparica
Fonte: Ascom/FPC