As mulheres estão sendo beneficiadas com uma série de serviços, durante a 2ª edição do projeto Periferia de Direitos, que acontece nestas quinta e sexta-feira (10 e 11), no bairro Bomfim, na Cidade Baixa. A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) oferece atendimentos voltados à prevenção e enfretamento à violência de gênero e ações com foco na promoção e inclusão socioprodutiva das mulheres e no projeto Cuidar de Quem. O Periferia de Direitos é um projeto do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin), em articulação com diversos organismos estaduais.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre a importância do projeto. “Este projeto reforça o compromisso do Governo do Estado em descentralizar o acesso a serviços públicos para as comunidades e promover a cidadania. No caso da SPM, estamos presente para promover a escuta, o acolhimento e orientações sobre políticas públicas e a garantia de direitos das mulheres”, afirmou.
Na Unidade Móvel da SPM são oferecidas orientações psicossocial e jurídica a mulheres em situação de violência de gênero. O equipamento é um espaço seguro para uma escuta qualificada e encaminhamento, se for o caso, de mulheres em situação de violência à rede de proteção. Também são repassadas orientações sobre a atuação dos agentes da rede assistencial na prevenção e enfretamento à violência contra a mulher e feita a sensibilização da comunidade no âmbito da campanha Oxe, me respeite.
As equipes da SPM também estão envolvidas em oficinas sobre direitos das mulheres no mundo do trabalho e na socialização de informação sobre as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da região que têm parceria com a SPM com foco na inclusão socioprodutiva e autonomia das mulheres. Também estão sendo realizadas ações do projeto Cuidar de Quem Cuida, com ênfase no lazer e na saúde mental das mulheres, a exemplo de rodas de conversas e práticas terapêuticas como massagem e auriculoterapia.
Fonte: Ascom/SPM