Educação Educação
Governo Federal abre 112 mil vagas para o Fies 2025 com 50% destinadas ao Fies Social para alunos de baixa renda
Estudantes têm até o dia 18 de julho para se inscreverem no programa que oferece financiamento estudantil integral a quem está inscrito no CadÚnico e possui baixa renda
14/07/2025 07h51
Por: Redação
Foto: Agência Brasil

As inscrições para o segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram nesta segunda-feira (14) e seguem até a próxima sexta-feira (18). Segundo o Ministério da Educação (MEC), esta edição do programa oferece mais de 112 mil vagas, sendo 50% destinadas ao Fies Social — modalidade voltada a estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Criado para facilitar o acesso ao ensino superior, o Fies permite o financiamento das mensalidades em instituições privadas. O pagamento do valor financiado tem início somente após a conclusão do curso, com parcelas ajustadas à renda do estudante.

Podem se inscrever candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas e nota diferente de zero na redação. Além disso, é necessário possuir renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554).

Na modalidade Fies Social, voltada a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277), é oferecido financiamento integral da graduação, com cobertura de até 100% dos encargos educacionais.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção destinada ao Fies. Para acessar o sistema, o candidato precisa ter uma conta no Gov.br. Após o login, será necessário preencher um formulário com os dados pessoais e selecionar até três opções de curso, turno e instituição de ensino.

A classificação dos candidatos será feita com base nas notas do Enem, em ordem decrescente, e levando em conta critérios de prioridade como ausência de diploma de nível superior e se o estudante já utilizou ou não o Fies anteriormente.

Cronograma oficial:

  • Inscrições: até 18 de julho

  • Resultado da chamada única: 29 de julho

  • Complementação da inscrição: de 30 de julho a 1º de agosto

  • Pré-seleção da lista de espera: de 5 de agosto a 19 de setembro