Inaugurada em setembro de 1995, a Rede SAC completa 30 anos no dia 1º de setembro, atingindo sua maturidade. Nos últimos 19 anos, o Serviço de Atendimento ao Cidadão mais que triplicou sua estrutura física, saltando de 27 postos no estado, em 2006, para 91 unidades de atendimento em 2025. Além do crescimento exponencial da rede física, o SAC também passou por uma intensa revolução tecnológica nesse período, saindo de senhas expedidas manualmente para utilizar a mais alta tecnologia digital.
O SAC nasceu em 1995, cresceu fisicamente e se desenvolveu tecnologicamente. Agora, aos 30 anos, alcança o amadurecimento de sua gestão. A Rede já realizou um total de 235 milhões de atendimentos desde sua fundação, sendo 143 milhões apenas nos últimos 19 anos (2007–2025). Nesse período, acumulou prêmios e serviu como modelo para instituições similares em outros estados e até em outros países. Patrimônio dos baianos, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) detém, ainda, elevados índices de satisfação em pesquisas de qualidade realizadas entre seus usuários.
Crescimento da Rede -O SAC passou por uma intensa transformação a partir de 2007. Já nos primeiros anos da nova gestão, a Rede saltou de 27 unidades de atendimento, em 2006, para 44 postos, em 2010. Em 2016, dez anos após a mudança, a Rede SAC já contava com 64 unidades, distribuídas entre capital e interior. A expansão de sua estrutura física não parou: em 2021, alcançou a marca de 84 unidades, chegando a 91 em 2025.
A Rede SAC aumentou sua presença de 18 municípios, em 2006, para 72 cidades atualmente, estando presente em todas as regiões do estado. Na capital, possui 12 postos; outros quatro estão situados em cidades da Região Metropolitana de Salvador, além de 72 unidades no interior.
Completam a Rede as três unidades do SAC Móvel, carretas de atendimento que percorrem municípios onde não existem unidades fixas. O SAC Móvel atende, em média, 200 cidades por ano, levando serviços públicos à população. Desde sua criação, as três unidades itinerantes já realizaram 4,6 milhões de atendimentos para os baianos.
A grande expansão da Rede, a partir de 2007, foi fruto de uma ideia inovadora. A gestão da época lançou, em 2008, o Ponto SAC, uma unidade compacta que oferece os serviços mais demandados pela população. A proposta permitiu a interiorização da Rede SAC, aumentando sua capilaridade e levando atendimento a municípios de médio e pequeno porte. Assim, os cidadãos de localidades menores passaram a ter acesso a serviços públicos com mais comodidade, sem a necessidade de se deslocar para centros maiores.
Desenvolvimento Tecnológico -Outro ponto de inflexão no Serviço de Atendimento ao Cidadão, também iniciado a partir de 2008, foi a revolução tecnológica vivenciada pela Rede. Até 2007, as senhas de atendimento eram expedidas manualmente, assim como todo o controle de fluxo e estatísticas. No ano seguinte, foi implantado o Sistema Atende, um software que representou um grande salto qualitativo.
O Atende é um sistema de gestão que controla todo o atendimento realizado, permitindo o acompanhamento da demanda, controle de fluxo e geração de estatísticas. Esse sistema foi apenas o primeiro passo em direção à revolução tecnológica liderada pelo SAC, com foco na excelência e na adaptação às crescentes demandas de uma sociedade em constante transformação.
Hora Marcada -Na esteira do novo sistema, surgiu outra inovação: o atendimento por Hora Marcada, lançado em 2010, que trouxe mais comodidade aos usuários. A partir daí, os cidadãos passaram a utilizar o site institucional do SAC ou o Call Center (0800 071 5353) para agendar seus serviços. Com horário marcado, o atendimento ficou mais rápido, prático e cômodo, eliminando filas e longas esperas.
Ao longo dos anos, outras tecnologias foram sendo implementadas, facilitando ainda mais a vida dos usuários: terminais de autoatendimento (totens nos postos), videoatendimento (serviços por videochamada) e atendimento por WhatsApp. Uma das inovações mais relevantes foi lançada em 2018, alçando o SAC à era digital.
SAC Digital -A Secretaria da Administração (Saeb) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) desenvolveram, juntas, o aplicativo para celular e o portal SAC Digital. Inspirados pelo crescimento dos serviços digitais (como bancos, lojas, alimentação e transporte), a Saeb e a Prodeb lançaram o SAC Digital em novembro de 2018.
A plataforma responsiva (para computador e celular) permitia que os cidadãos agendassem serviços, escolhessem data, horário e local de atendimento. Além disso, os usuários podiam acompanhar todo o processo, desde a marcação até a conclusão do serviço, ter acesso a informações, requisitos e documentos necessários, além de interagir com a gestão por meio de chatbot com inteligência artificial.
O SAC Digital foi um sucesso e alcançou a marca de cinco milhões de usuários ativos. Seu êxito foi tão grande que foi adotado como plataforma única de serviços públicos do Estado da Bahia, em novembro de 2023. Rebatizada como https://BA.GOV.BR , a ferramenta recebeu novos investimentos, foi reformulada e ganhou novas funcionalidades. Vale destacar o caráter pioneiro da Saeb e da Prodeb, que lançaram o SAC Digital antes da plataforma federal GOV.BR, criada em 2019.
Outra métrica que evidencia o aprimoramento e a expansão da Rede SAC é a quantidade de serviços oferecidos à população. Em 2006, o SAC disponibilizava 386 serviços públicos. Atualmente, o Estado oferece 1.289 serviços pelo https://BA.GOV.BR , com destaque para os 100% digitais, que dispensam a presença física nas unidades.
Maturidade -Toda a transformação vivida pela Rede SAC nos últimos anos resultou em reconhecimento dos seus usuários. Entre as últimas oito pesquisas de qualidade realizadas, no período de 2015 a 2023, todas registraram índices de satisfação acima de 90%.
Na pesquisa mais recente, realizada em 29 unidades no primeiro semestre de 2023, 92,7% dos entrevistados informaram terem ficado satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento. Em 2021, um levantamento com 125 mil usuários apontou 92,6% de aprovação.
As pesquisas foram realizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), por meio da Diretoria de Gestão da Qualidade (DGQ) da Rede SAC, com metodologia e amostragem estatística definidas pela SEI.
Prêmios -A Rede SAC recebeu diversas premiações ao longo dos seus 30 anos de história. Destaque para o Prêmio do Serviço Público das Nações Unidas, na categoria Melhoria dos Resultados dos Serviços Públicos. Concedida pela ONU, a premiação reconhece o SAC como uma das melhores práticas de prestação de serviços públicos.
Outras premiações relevantes foram concedidas ao SAC Digital, vencedor do Prêmio iBest por duas vezes (edição 2024 – SAC Digital / edição 2025 – https://BA.GOV.BR ). Realizado pelo iBest Global, o prêmio é considerado a principal iniciativa de reconhecimento da internet no país.
A Rede SAC também recebeu premiações como Marketing Best, Top of Mind, Case de Sucesso – CIO Executive Day, Top de Marketing, entre outros, em reconhecimento à qualidade na prestação de serviços ao cidadão.
Pioneirismo -O SAC foi uma iniciativa pioneira, a primeira do país a reunir um conjunto de serviços públicos em um só local, com padrão de excelência no atendimento. Seu modelo inspirou gestores de outros estados e países.
Ao longo dos anos, a Rede SAC recebeu comitivas de governos estaduais e internacionais interessados em replicar seu modelo. Alguns exemplos de unidades inspiradas no SAC incluem as Lojas do Cidadão (Portugal), Supercade (Colômbia) e Punto Gob (República Dominicana).
O modelo da Rede SAC também foi apresentado em congressos e convenções internacionais, como nos EUA (evento do Banco Mundial), Áustria, Holanda, Marrocos, África do Sul, Argentina, Angola, Cuba, entre outros.
Fonte
Ascom/Saeb