Geral Bahia
Hospital da Mulher é representado na ‘X Jornada de Hotelaria Hospitalar’
O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos marcou presença na ‘X Jornada de Hotelaria Hospitalar’, realizada na última sexta-feira (30), no ...
01/09/2025 21h31
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos marcou presença na ‘X Jornada de Hotelaria Hospitalar’, realizada na última sexta-feira (30), no auditório da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em Salvador. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar - Seccional Bahia e reuniu profissionais de diferentes instituições para discutir experiências e estratégias voltadas à hotelaria em ambientes de saúde.

Ao longo da programação, foram debatidos temas como gestão de contratos, sustentabilidade, liderança e inovação nos processos que envolvem a hotelaria hospitalar, com foco na qualificação dos serviços e no aprimoramento da experiência do paciente.

O Hospital da Mulher foi representado por membros da diretoria geral, administrativa e do Serviço de Hotelaria. A diretora da unidade, Milena Durães, participou do encontro como palestrante, abordando a humanização no Sistema Único de Saúde (SUS) e estratégias de gestão voltadas ao cuidado do paciente.

“Participar como palestrante nos permitiu compartilhar nossa visão de cuidado centralizado na mulher, pautado pela empatia, respeito e comunicação clara. A humanização, para nós, é prática diária: escuta ativa, acolhimento acolhedor, equipes treinadas para entender as necessidades individuais e um ambiente seguro e confortável para todas as pacientes”, afirmou. “A nossa expectativa é ampliar as boas práticas e inspirar outras instituições a adotarem estratégias semelhantes”, contou a profissional.

Para o coordenador do Serviço de Hotelaria do Hospital da Mulher e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar – Seccional Bahia, Diego Ferreira, a participação na jornada foi um momento de aprendizado coletivo e fortalecimento de práticas essenciais. “A nossa participação contribuirá diretamente para o aprimoramento dos serviços no Hospital da Mulher, fortalecendo ainda mais a segurança, a eficiência operacional e a qualidade assistencial.

Consequentemente, ampliaremos a capacidade de oferecer às nossas pacientes uma experiência de cuidado mais humanizada, acolhedora e alinhada às melhores evidências em saúde”, assegurou.

Fonte: Ascom/Hospital da Mulher