Quinta-feira (16) foi um dia de festa para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes) de Maragogipe, no Recôncavo Baiano. Além da comemoração pelos 13 anos de atividades no município, a entidade assinou um Termo de Colaboração com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) para fortalecer ações voltadas às pessoas com deficiência. Participaram da solenidade o titular da SJDH, Felipe Freitas, a presidente da Federação das Apaes da Bahia, Moana Meira, o presidente Apae Maragogipe, Edivan Andrade e o prefeito Valnício Armede.
A cooperação vai destinar R$ 80 mil à instituição para o fortalecimento de ações de apoio, promoção da diversidade e inclusão das pessoas com deficiência. Os recursos serão usados no reforço ao atendimento multidisciplinar prestado para mais de 350 assistidos. A parceria entre as instituições tem vigência de um ano e prevê a aquisição de equipamentos de tecnologia a serem usados nas atividades da organização, e a contratação de serviços para adequação de espaço físico.
Fundada em 15 de maio de 2011, a Apae de Maragogipe é uma organização social sem fins lucrativos, formada por pais, amigos e pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A instituição realiza diversas atividades voltadas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, com o objetivo de promover melhorias na qualidade de vida desse público. A instituição oferta serviços de saúde como fisioterapia de habilitação, reabilitação e estimulação precoce, avaliação com fonoaudiólogo e psicológica, voltadas para a saúde mental, visando estimular a autonomia e a independência dos assistidos.