Recôncavo Baiano Maragogipe
Maragogipe assina termo para adesão ao SEI Bahia Municípios
Projeto do governo baiano em parceria com Ministério da Gestão e Inovação visa eliminar o uso do papel nas administrações municipais
05/08/2024 16h53
Por: Redação Fonte: Gov BA
Foto: Divulgação

Projeto do governo baiano em parceria com Ministério da Gestão e Inovação visa eliminar o uso do papel nas administrações municipais.
Maragogipe, no Recôncavo baiano, é a mais recente localidade a aderir ao projeto SEI Bahia Municípios. No último dia 29 de julho, o prefeito Valnício Ribeiro assinou de forma virtual, juntamente com o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes, um termo de colaboração na área de transformação digital que irá viabilizar a implantação sem custo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nas unidades do município.
 

Com a adesão, já chegou a 69 o número total de cidades baianas a integrar o projeto. Iniciativa do governo estadual em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação, o SEI Bahia Municípios é um projeto que visa disseminar o uso do software nas administrações municipais do Estado.
Reconhecido nacionalmente como solução eficaz para a tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos, o SEI proporciona a eliminação do uso de papel, com ganhos financeiros, de produtividade, transparência e sustentabilidade para os cofres públicos.
 

A ferramenta - desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) - foi adotada pelo Poder Executivo Estadual em 2017, em uma implantação que se tornou referência para todo o país. Desde então, solução já permitiu ao governo baiano uma economia direta de aproximadamente R$ 210 milhões, além de proporcionar a preservação de mais de 52 mil árvores graças à redução no consumo de papel.
 

Agora, as equipes do Estado estão transferindo a expertise obtida com a implantação do sistema para as administrações municipais. Além disso, a cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação permite ao governo estadual gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios, sem custo. Para completar, uma parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) viabiliza a infraestrutura para implantação do software, com serviços na área de suporte e hospedagem de dados.