Recôncavo Baiano Recôncavo Baiano
Governo baiano fortalece agricultura familiar com entrega de equipamentos e títulos de terra em Governador Mangabeira
Entrega de trator e outros implementos agrícolas, além de títulos de terra, reforça a produção rural e assegura direitos às famílias no Recôncavo Baiano.
30/08/2024 09h32
Por: Redação Fonte: Ascom/CAR
Foto:André Frutuôso- Ascom/CAR

Agricultores e agricultoras familiares do município de Governador Mangabeira celebraram nesta quinta-feira (29) a entrega de novos equipamentos agrícolas e títulos de terra, realizada pelo Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). As entregas ocorreram nas comunidades rurais de Torto e Tocos III, fortalecendo a agricultura familiar na região.

Durante a cerimônia, o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou a importância dos equipamentos para aumentar a produtividade no campo e integrar os agricultores a programas de abastecimento como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "Nosso objetivo é promover a inclusão socioprodutiva e garantir a segurança alimentar e a geração de renda para as famílias no meio rural", afirmou Ribeiro.

Foto:André Frutuôso- Ascom/CAR

Entre os equipamentos entregues, um trator com implementos agrícolas foi recebido com entusiasmo pela presidente da Associação de Moradores Torto e Mão Divina, Rita de Cássia de Oliveira. "A chegada desse trator é um grande alívio para mais de 100 famílias, que agora poderão plantar na época certa e economizar nos custos de produção", comemorou.

Além do trator, foram distribuídos outros equipamentos, como uma batedeira industrial, roçadeiras e arados, destinados a diferentes associações comunitárias da região.

Foto:André Frutuôso- Ascom/CAR

Na mesma ocasião, Gustavo Machado, gestor da Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), entregou títulos de terra aos agricultores, destacando a importância do documento para garantir segurança jurídica e acesso a outras políticas públicas, como crédito e habitação rural. Everilda da Paz, da comunidade de Furtado, celebrou o recebimento do título de terra como uma conquista para sua família e futuras gerações.

Durante a visita ao Recôncavo, representantes do Governo do Estado, acompanhados pela primeira-dama, professora Tatiana Velloso, também visitaram as obras da casa de farinha de Tocos III e se reuniram com lideranças locais para discutir o desenvolvimento rural da região.