A programação de sábado (23) do Recôncavo Afro Festival foi agitada no eixo Cachoeira - São Félix. O evento recebeu diversas apresentações musicais e de dança, orquestras populares do recôncavo e mostras de curtas-metragens.
Foto: Akin Akill
As atividades começaram mais cedo em Cachoeira, com a reexibição do filme Malês, dirigido e estrelado por Antônio Pitanga, no Cine Theatro Cachoeirano. O espaço também sediou a "Mostra Ser", "Mostra Corpos" e "Mostra Resistência", com produções LGBTQIAPN+ e afrocentradas.
Em São Félix, os shows começaram a partir das 16h, com a filarmônica Lyra Ceciliana, uma das mais antigas do Brasil. Também passaram pelo pelo principal o grupo de dança de rua EX13, a filarmônica centenária União Sanfelixta, o grupo de dança afro Raízes do Ébano e a Orquestra Jovem do Recôncavo, que reúne jovens de 15 a 23 anos.
Foto: Akin Akill
Entre as 18h e 20h, foram exibidas num telão na orla da cidade a "Mostra Sonhos", com os curtas-metragens locais.
Já a Feira Empreendedora contou com artesãos da cidade, uma delas foi a Maíra Borba, da localidade do Varre Estrada. Ela trabalha com acessórios feitos a mão e elogiou a iniciativa do evento em abrigar a feira, que conta com apoio da Secretaria de Trabalho de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).
À noite, o palco principal, em Cachoeira, recebeu a performance artística, de dança e protesto do Grupo ABW, com o espetáculo "Afrofuturismo Recriando o Nosso Futuro". Outra apresentação marcante foi da Orquestra Sanfônica. Por conta das fortes chuvas que atingiram diversas regiões do estado, os shows de Beatriz Sena e a Cadência Afro Latina, Nelma Marks e Nathan Gomess foram adiados. A programação deste domingo (24) está mantida.
Foto: Akin Akill
O Recôncavo Afro Festival é uma idealização da Odé Produções e Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com patrocínio da Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução. O projeto recebe o apoio da Prefeitura Municipal da Cachoeira, Prefeitura Municipal de São Félix, e do Governo da Bahia através da Secretaria de Cultura e Superintendência de Fomento ao Turismo.