O Panorama Internacional Coisa de Cinema, reconhecido como o principal e mais antigo festival de cinema em atividade na Bahia, celebra sua 20ª edição com uma programação diversificada que reúne cineastas experientes e novos talentos em uma semana de sessões, debates e encontros.
O evento ocorrerá em três locais na Bahia: no Cine Glauber Rocha, em Salvador, de 2 a 9 de abril; no Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira, de 2 a 6 de abril; e na Sala Walter da Silveira, também na capital baiana, de 3 a 9 de abril. Além disso, o Panorama terá duas itinerâncias, ampliando sua abrangência para a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e para o Cinema Trindade, na cidade de Porto.
Em duas décadas de trajetória, o Panorama se consolidou como uma plataforma essencial para o fortalecimento do audiovisual baiano, promovendo novas gerações de realizadores e exibindo produções que dificilmente chegam ao circuito comercial. A Competitiva Internacional, por exemplo, destaca filmes independentes de diversas partes do mundo, ampliando o acesso do público a narrativas diferenciadas e inovadoras.
Nesta edição comemorativa, a Mostra Internacional contará com 23 produções, sendo oito longas-metragens e 15 curtas-metragens. As obras exploram distintas linguagens estéticas e narrativas, promovendo debates sobre o cinema como ferramenta de reflexão e transformação social.
Com uma programação que também evidencia a força do cinema baiano e propõe reflexões sobre tendências do audiovisual, o Panorama se reafirma como um espaço privilegiado para conectar público e realizadores, proporcionando encontros enriquecedores por meio da arte cinematográfica.
O Panorama Internacional Coisa de Cinema é um projeto contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta ainda com patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Mín. 17° Máx. 26°