Terça, 20 de Maio de 2025
19°C 27°C
Cachoeira, BA
Publicidade

Emagrecimento saudável é essencial para as mulheres

Dra. Juliana Helena Romano explica como a abordagem integrativa e o acompanhamento médico e multidisciplinar podem ajudar no emagrecimento com resu...

20/05/2025 às 16h07
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Imagem de artursafronovvvv no Freepik
Imagem de artursafronovvvv no Freepik

O emagrecimento vai muito além da busca por um padrão estético. Para as mulheres, alcançar um peso saudável pode ser fundamental para a saúde integral e o bem-estar a longo prazo, é o que afirma a Dra. Juliana Helena Romano, médica especialista em nutrologia, emagrecimento e estética corporal

“Emagrecimento saudável com acompanhamento médico e nutricional tornam o processo sustentável, melhorando a saúde física e psíquica, aumentando autoestima, bem-estar e evitando o reganho de peso e frustração”, afirma a médica.

Segundo uma pesquisa internacional denominada “Dukan e Depois?”, repercutida pelo portal GShow, 75% dos entrevistados que adotam dietas restritivas ganharam de volta o peso que haviam perdido. Além disso, o fracasso da dieta trouxe à tona um sentimento de culpa em 60% do grupo, composto por 4761 voluntários que seguiram diferentes dietas por, pelo menos, dois anos.

Dra. Juliana destaca que o excesso de peso e a obesidade desencadeiam uma série de desequilíbrios no organismo feminino:

  • Desequilíbrios hormonais: aumento nos níveis de estrogênio, com irregularidades menstruais e aumento do risco de doenças como a síndrome dos ovários policísticos. A resistência à insulina pode afetar a fertilidade e aumentar o risco de diabetes tipo 2. A desregulação dos hormônios da fome e saciedade, grelina e leptina, também é comum, intensificando o apetite e a sensação de fome;
  • Inflamação crônica e riscos metabólicos: o cenário hormonal alterado contribui para um ambiente de inflamação crônica no organismo, reduzindo a taxa metabólica e elevando os riscos de síndrome metabólica e outras doenças crônicas, como hipertensão arterial, dislipidemia e certos tipos de câncer, como o de mama;
  • Impactos emocionais: sobrepeso e obesidade podem afetar a autoestima e a percepção corporal, levando a problemas de imagem e a distúrbios alimentares, sendo a compulsão alimentar a mais comum.

Perda de peso saudável

Romano observa que muitas mulheres com sobrepeso tendem a negligenciar o autocuidado e a transferir a responsabilidade por sua condição a fatores externos. “A partir do momento que ela [mulher] decide virar o jogo e perder peso, vencer a obesidade é uma virada: para evoluir em saúde e autoestima”, enfatiza.

Os benefícios do emagrecimento saudável vão além da estética, atuando como um fator de proteção contra diversas doenças. “O emagrecimento saudável controla ou previne doenças cardiovasculares e cerebrovasculares como infarto, angina, hipertensão arterial, dislipidemias, apnéia do sono, derrames, diabetes tipo 2 e Alzheimer”, destaca a médica.

A perda de peso também pode contribuir para a prevenção da síndrome metabólica, doenças musculoesqueléticas, problemas gastrointestinais e tumores malignos. Além disso, tem um impacto na saúde mental, podendo auxiliar no controle da depressão, ansiedade e distúrbios alimentares.

Ainda de acordo com Romano, os tratamentos estéticos também podem ser aliados durante e após o processo de emagrecimento. “A associação de tecnologias, bioestimuladores de colágeno e outras intervenções estéticas pode acelerar a queima de gordura, remodelar o corpo, preservar e até aumentar a massa muscular, além de melhorar a flacidez da pele, proporcionando resultados mais satisfatórios e uma aparência saudável e rejuvenescida”, afirma a especialista.

Abordagem multidisciplinar é opção para resultados duradouros

Romano enfatiza a alternativa de um programa de emagrecimento multidisciplinar em comparação com dietas restritivas e soluções rápidas. “Um programa multidisciplinar oferece um acompanhamento contínuo e personalizado, visando a mudança de hábitos e a sustentabilidade dos resultados. O foco deve ser atingir os objetivos e aprender sobre o processo e a manutenção, para nunca mais reganhar o que perdeu”, exemplifica.

A Dra. Juliana Helena Romano (CRM/SP 138885) é médica desde 2009  e, após a residência médica, concluiu três pós-graduações nas áreas de anestesiologia, nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e Emagrecimento e Sarcopenia pela Faculdade de Administração, Negócios e Saúde de Sergipe (Fanese). Atualmente leciona em 2 pós-graduações: Nutrologia pela Sanar e Ginecologia Hormonal, Funcional e Integrativa pela ABRAGENI.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/drajulianaromano/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cachoeira, BA
21°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 27°

21° Sensação
1.76km/h Vento
87% Umidade
92% (0.92mm) Chance de chuva
05h47 Nascer do sol
05h17 Pôr do sol
Qua 28° 20°
Qui 29° 20°
Sex 28° 21°
Sáb 28° 20°
Dom 27° 19°
Atualizado às 19h02
Lenium - Criar site de notícias