Terça, 17 de Fevereiro de 2026
22°C 32°C
Cachoeira, BA
Publicidade

Seagri fortalece agenda com setores produtivos da soja e do algodão

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) participou da reunião do Comitê Estadual de Controle da Fer...

12/06/2025 às 12h30
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Manu Cavadas- Ascom/Seagri   
Foto: Manu Cavadas- Ascom/Seagri   

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) participou da reunião do Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, realizada durante a programação da Bahia Farm Show 2025. O encontro contou com a participação do secretário Pablo Barrozo, essa foi a primeira vez que um chefe da pasta da Agricultura participou do encontro, o que reforça o compromisso da Governo do Estado com o diálogo e a formulação conjunta de estratégias de defesa sanitária para a agricultura baiana.

“Nossa presença nessa reunião é mais do que simbólica, é uma demonstração clara de que o Governo do Estado está comprometido com o diálogo direto com os produtores e com o fortalecimento das políticas de defesa agropecuária. O combate à ferrugem asiática exige união, ciência e planejamento, e a Seagri está aqui para somar esforços e garantir segurança produtiva para a próxima safra”, ressaltou o secretário.

Durante a Reunião Ordinária da Comissão Técnica Regional da Soja, que aconteceu na quarta-feira (11), foram definidos importantes encaminhamento da valorização de medidas como o projeto "Fito", de controle de plantas hospedeiras. A Adab, órgão vinculado à Segri, segue orientando os produtores com base em critérios e dados técnicos, especialmente em épocas de plantio e desenvolvimento do cultivo.

“Nossa equipe de técnicos e especialistas atua em campo, junto aos produtores, para fortalecer a defesa fitossanitária da cultura da soja na Bahia, com foco no combate à ferrugem asiática”, destacou o diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio.

Ao final do encontro, os participantes definiram que será elaborado um projeto conjunto entre Adab, Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba) e Associação Baiana de Algodão (Abapa), a ser apresentado ao Ministério da Agricultura e Pesca (Mapa), para rever os prazos de rotação de fungicidas, além de intensificar a fiscalização do trânsito e limpeza de máquinas agrícolas para evitar contaminação, entre outros.

Agenda com setor do algodão

Na tarde, o secretário participou da Reunião Ordinária da Comissão Técnica Regional do Algodão (CTR-Oeste). Foram discutidas pautas estratégicas para o setor, com destaque para a apresentação de pontos da minuta de Portaria do Projeto Fitossanitário do Algodão.

“Reuniões como esta mostram que estamos avançando no desenvolvimento de políticas e ações para o desenvolvimento de uma produção mais moderna, eficiente e sustentável, com respeito às normas fitossanitárias e a sustentabilidade", completou o secretário Pablo Barrozo.

Durante o encontro, a presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, ressaltou a importância da reunião e da participação dos órgãos de Governo, produtores e entidades representativas da cadeia do algodão.

Fonte

Ascom/Seagri

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cachoeira, BA
25°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 32°

26° Sensação
3.19km/h Vento
80% Umidade
95% (2.66mm) Chance de chuva
05h35 Nascer do sol
06h04 Pôr do sol
Qua 32° 21°
Qui 34° 21°
Sex 33° 22°
Sáb 35° 22°
Dom 33° 22°
Atualizado às 20h03
Lenium - Criar site de notícias