Terça, 01 de Julho de 2025
17°C 26°C
Cachoeira, BA
Publicidade

Com serviços de assistência técnica, Estado transforma realidade da agricultura familiar em Sapeaçu

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) tem sido um dos principais agentes de fortalecimento da agricultura familiar na Bahia, levando assistên...

01/07/2025 às 11h50
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Fotos: Ítalo Oliveira- Ascom/SDR
Fotos: Ítalo Oliveira- Ascom/SDR

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) tem sido um dos principais agentes de fortalecimento da agricultura familiar na Bahia, levando assistência técnica qualificada, orientação e acesso a políticas públicas para quem vive da terra. Em Sapeaçu, no Recôncavo baiano, essa atuação vem mudando a realidade de produtores como Aguinaldo Santos, da comunidade de Tapera, que encontrou nos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) um caminho para crescer com sustentabilidade e segurança.

Produtor de laranja, milho e amendoim, o agricultor familiar, popularmente conhecido como ‘Guil’, cultiva de forma natural e sustentável. Parte do que ele colhe é direcionado para consumo da família, enquanto o excedente é comercializado em feiras, mercados e até no comércio de cidades próximas. Com o suporte técnico da equipe do Instituto Agrovida, entidade de Ater coordenada pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à SDR, o agricultor familiar passou a planejar melhor a sua lavoura, aprimorar os processos produtivos e diversificar o destino de seus produtos.

“A gente procura sempre estar aprendendo com cursos e palestras para melhorar a qualidade do que plantamos. O que alegra a gente é uma planta produzir um bom fruto e chegar na mão do consumidor. Ele tem que ficar satisfeito, e a renda é muito importante pra nós produtores. Com ela, a gente compra maquinário, compra semente, compra adubo e coloca funcionário para ajudar. É um dinheiro que a gente tem do campo, investe no campo e ainda sobra”, explicou Aguinaldo.

O acesso a programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o da Alimentação Escolar (PNAE) também foi um divisor de águas para o agricultor. Com a inclusão nessas iniciativas, ele passou a plantar com mais segurança, sabendo que a produção já tem destino certo.

“Antes a gente não sabia onde vender e ficava na incerteza. Depois que nós entramos no PAA e no PNAE, tudo mudou. Hoje, nossos produtos estão na merenda escolar, nos mercados municipais e até comerciantes procuram a gente pra comprar direto. Isso nos fortaleceu muito, porque produzimos com qualidade e temos onde colocar o que colhemos”, destacou o produtor rural.

A atuação do Governo da Bahia, por meio da SDR, continua mostrando a importância de investir no campo para transformar a realidade de agricultores familiares como Aguinaldo que, com organização, crescimento e apoio, conseguem produzir com sustentabilidade e conquistar novos mercados.

Fonte

Ascom/SDR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cachoeira, BA
24°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 26°

24° Sensação
3.88km/h Vento
68% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h57 Nascer do sol
05h21 Pôr do sol
Qua 25° 17°
Qui 23° 18°
Sex 25° 16°
Sáb 25° 17°
Dom 25° 18°
Atualizado às 16h02
Lenium - Criar site de notícias