Terça, 01 de Julho de 2025
17°C 26°C
Cachoeira, BA
Publicidade

UFRB coordena pesquisa inédita sobre patrimônio cultural, economia e sustentabilidade no Brasil

O levantamento é feito por meio do Observatório da Economia Criativa (Obec), em parceria com o Iphan

01/07/2025 às 12h44
Por: Redação Fonte: ASCOM UFRB
Compartilhe:
Ascom UFRB
Ascom UFRB

O Observatório da Economia Criativa (Obec), coordenado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), deu início às investigações em campo da “Pesquisa Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade”, uma parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

A iniciativa inédita em âmbito internacional visa identificar as dinâmicas econômicas associadas ao patrimônio cultural brasileiro e como elas contribuem para a sua sustentabilidade, preservação, salvaguarda e promoção.

Viabilizada por um Termo de Execução Descentralizada (TED) celebrado no final de 2023 entre o Iphan e a UFRB, com vigência de três anos e aporte de R$ 1,5 milhão, a pesquisa contribui para a superação da escassez de dados e informações sobre a dimensão econômica do patrimônio cultural brasileiro, fornecendo subsídios importantes para políticas públicas e estudos futuros.

De acordo com a professora da UFRB Daniele Canedo, coordenadora do Obec e da “Pesquisa Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade”, a expectativa é que os resultados gerados ajudem a fortalecer as políticas públicas e as ações da sociedade civil para a proteção e salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, contribuindo para a gestão integrada e sustentável desses bens. 

O recorte do estudo é composto por 12 bens culturais materiais e imateriais reconhecidos como Patrimônio Mundial e da Humanidade pela Unesco: os Centros Históricos de Olinda (PE), de Salvador (BA), de São Luís (MA); a Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE); o Parque Nacional Serra da Capivara (PI); as Ruínas de São Miguel das Missões (RS); o Complexo Cultural do Bumba meu Boi do Maranhão (MA); o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (PA); a Arte Kusiwa - Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (AP); o Frevo (PE); o Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA); e a Roda de Capoeira (abrangência nacional).

“Estamos investigando quais atividades econômicas existem por causa desses bens e como o reconhecimento como patrimônio influencia essas dinâmicas. Também buscamos entender quais os efeitos dessas relações para a sustentabilidade econômica dos bens culturais brasileiros”, explica Daniele Canedo, que ressalta ainda a importância da pesquisa como oportunidade de formação para professores, técnicos e estudantes envolvidos.

A equipe de pesquisa é composta por 12 integrantes do Obec e por servidores do Iphan e, nesta etapa, está realizando observação participante das práticas econômicas envolvidas e entrevistando detentores, moradores, trabalhadores do patrimônio e demais agentes vinculados aos bens investigados em oito estados brasileiros. 

O primeiro destaque foi o Centro Histórico de Salvador, na Bahia, reconhecido como patrimônio mundial. Ao longo de uma semana, a etapa empírica da pesquisa coletou dados com agentes desse território.

Boletins

Ao final do estudo, a pesquisa “Patrimônio Cultural, Economia e Sustentabilidade” terá como produtos quatro boletins: 

  1. Primeiro Boletim: sistematização da revisão de literatura sobre conceitos relacionados à sustentabilidade econômica do patrimônio cultural;
  2. Segundo Boletim: sistematização parcial dos dados, enfatizando aspectos da dimensão econômica e da sustentabilidade dos bens investigados;
  3. Terceiro Boletim: sistematização das informações considerando a realização da etapa de campo virtual da pesquisa, por meio de entrevistas online com gestores públicos e agentes vinculados aos bens;
  4. Relatório Final;
  5. Capacitação com a equipe interna do Iphan, detentores, trabalhadores da cultura e organizações atuantes no campo do patrimônio cultural brasileiro.

Esta é a segunda etapa do projeto. A primeira, já concluída e cujo boletim será publicado em breve, envolveu a contextualização dos bens culturais, a imersão nos marcos teóricos e a elaboração da metodologia da pesquisa a partir dos procedimentos de revisão de literatura, mapeamento de expectativas e encontro com especialistas.

Sobre o Obec

O Observatório da Economia Criativa é um grupo de pesquisa multidisciplinar e interinstitucional criado em 2012, a partir de um edital da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, como parte de uma rede nacional de observatórios vinculados a universidades federais para produzir conhecimento e experiências sobre a economia criativa local, estadual e nacional. É formado por docentes, discentes e pesquisadores da UFRB, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além de pesquisadores independentes ou vinculados a outras instituições públicas e privadas.

O objetivo é promover atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da economia criativa, entendendo a cultura como base para o desenvolvimento integrado e inclusivo. A atuação do grupo contempla diversas áreas do conhecimento, incluindo artes, comunicação, economia, administração, estatística, gestão e produção cultural.

Três eixos principais guiam as ações do Obec:

  • Mapeamento e Pesquisa: investigando territórios, comunidades, redes e circuitos criativos, além de sistematizar dados e indicadores econômicos e sociais relacionados à economia criativa na Bahia. As linhas de pesquisa abrangem temas como economia criativa e turismo, economia da festa e do espetáculo, audiovisual, música e tecnologia, cidades criativas, entre outros.
  • Estudo dos Processos: analisando estratégias de gestão da criatividade para solucionar problemas sociais, sustentabilidade mercadológica das iniciativas criativas e articulação em redes dos setores criativos do estado.
  • Apresentação de Resultados: publicando artigos, ensaios, notas técnicas, vídeos e realizando eventos gratuitos para discutir temas relevantes e divulgar os resultados das pesquisas, reunindo artistas, produtores, gestores e representantes de organizações públicas e privadas.

Acompanhe as ações do Obec em instagram.com/obecbahia

Com informações do Iphan

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cachoeira, BA
20°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 26°

20° Sensação
2.16km/h Vento
87% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h57 Nascer do sol
05h21 Pôr do sol
Qua 25° 17°
Qui 23° 18°
Sex 25° 16°
Sáb 25° 17°
Dom 25° 18°
Atualizado às 19h02
Lenium - Criar site de notícias