O Chocolat Bahia 2025, Festival Internacional do Chocolate e Cacau, se consolidou como um dos principais atrativos de Ilhéus, no sul do estado, além das belas praias e do patrimônio histórico-cultural. O evento movimentou o Centro de Convenções do município, até domingo (20), em quatro dias de programação diversificada, que teve o patrocínio do Governo do Estado. A Secretaria de Turismo (Setur-BA) aproveitou para divulgar as 13 zonas turísticas baianas, com ênfase na Costa do Cacau.
“Um festival muito bem montado, com novas atrações e um nível de expositores elevado, o que engrandeceu o evento. Parabenizamos a organização, pela iniciativa que contribuiu para o fomento das atividades turísticas na região”, elogiou o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Alcides Kruschewsky.
No sábado (19), após a programação técnica envolvendo 500 marcas, rodada de negócios e manifestações culturais, o palco do evento recebeu o cantor e compositor Danilo Caymmi. “Dá muito orgulho participar desse momento, que envolve plateia, empresários, produtores de chocolate, poder público e músicos”, declarou o artista.
Com a movimentação do festival, os hotéis da cidade registraram ocupação máxima, recebendo visitantes de todo o Brasil e até do exterior. Entre as atrações de Ilhéus está a Estrada do Chocolate, um roteiro imersivo na cultura do cacau, com a demonstração de todo o processo produtivo, desde o plantio sustentável do fruto até a transformação de suas amêndoas em chocolates finos.
No Hotel Praia do Sol, por exemplo, todos os 98 apartamentos estavam ocupados, principalmente, por turistas do Sul e Sudeste do país. “O festival é mais um grande atrativo da cidade, que ajudou muito nessa alta ocupação que conseguimos”, afirmou o recepcionista Lucas Willie.
“Estamos curtindo bastante Ilhéus. Chegamos no período de um festival de chocolate e confesso que tem sido uma experiência maravilhosa. Já estou programando retornar no ano que vem”, relatou a carioca Alessandra Vieira, que veio com familiares.
A coordenadora-técnica da Setur-BA, Luciana Lavigne, comemorou o reflexo do Chocolat Bahia no turismo. “A expectativa era que o evento recebesse 80 mil pessoas, mas, no final, foram mais de 90 mil. Isso demonstra o acerto do Governo do Estado em apoiar a iniciativa, que envolveu a cadeia produtiva do turismo, com a injeção de R$ 20 milhões na economia”.
Fonte
Ascom/Setur-BA
Mín. 18° Máx. 24°