Quarta, 23 de Julho de 2025
18°C 26°C
Cachoeira, BA
Publicidade

Fundação Pedro Calmon inaugura Sala Mestres e Mestras da Palavra com presença da escritora Djamila Ribeiro

A população baiana ganha um novo espaço dedicado a contribuir com o fortalecimento das políticas públicas de incentivo à leitura e à dinamização da...

22/07/2025 às 17h29
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Danillo Costa/Ascom FPC
Foto: Danillo Costa/Ascom FPC

A população baiana ganha um novo espaço dedicado a contribuir com o fortalecimento das políticas públicas de incentivo à leitura e à dinamização da cadeia produtiva do livro. A Sala Mestres e Mestras da Palavra estará aberta ao público a partir do dia 25 de julho, na bicentenária Biblioteca Central do Estado da Bahia, equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC), localizada no bairro dos Barris, em Salvador.

Inaugurada com a presença de Djamila Ribeiro — filósofa, ativista social, professora e educadora brasileira, uma importante voz contemporânea em defesa dos negros e das mulheres —, a Sala Mestres e Mestras da Palavra será um espaço que tem como objetivo principal proporcionar à comunidade literária e artística da Bahia recursos estruturais e tecnológicos, que também se somam à política de fomento ao livro, à leitura e à produção cultural, consolidando esse local como espaço de criação, divulgação e promoção da literatura, além de ser uma referência para escritores e produtores de arte.

Na mesma data, a Biblioteca Central do Estado da Bahia também será palco da nova edição do projeto Encontros Negros – Especial 25 de Julho, que contará com a participação de Djamila Ribeiro, autora do premiado livro Pequeno Manual Antirracista, que trata do racismo estrutural enraizado no Brasil. Esta é a terceira vez que a Bahia recebe o projeto, que visa fortalecer a identidade e a conscientização racial da população negra, destacando narrativas positivas e emancipadoras. Na edição passada, o encontro trouxe as vozes de nomes como Elisa Lucinda, Pierre Onassis e Tiago Banha

O evento conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das Secretarias de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon, de Educação (SEC) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI). Também conta com a parceria do Portal Soteropreta, da Livraria LDM e da Imagem Digital.

“Com muita honra e alegria, participarei do Encontros Negros em Salvador no 25 de Julho, celebrando a força e a sabedoria das mulheres negras da América Latina e do Caribe”, destaca a professora Djamila Ribeiro.

De acordo com a organização do Encontros Negros, os ingressos foram disponibilizados pelo Sympla e já se esgotaram devido à lotação máxima. Já a inauguração da Sala Mestres e Mestras da Palavra tem programação aberta ao público.

A partir das 18h, acontece a abertura com o grupo A Pombagem, seguida do Sarau Mestres e Mestras, conduzido pelo projeto Fala Escritor, com participação do Slam das Minas.

O dia 25 de julho será marcado por datas importantes no calendário nacional e internacional, e por entregas significativas para a comunidade literária da Bahia, como destaca o dirigente da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães:

“A Sala Mestres e Mestras da Palavra será um espaço de valorização e cuidado com as escritoras e os escritores baianos. Incentivar a literatura baiana é essencial para consolidar uma política do livro e da leitura no nosso estado, fortalecendo quem dá vida às palavras e inspira a construção de uma sociedade mais leitora, crítica e sensível. Será um grande momento inaugurar esse espaço no Dia Nacional do Escritor e no Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, recebendo Djamila Ribeiro, uma das grandes referências da literatura brasileira contemporânea, cuja escrita ecoa vozes, lutas e esperanças.”

Sala Mestres e Mestras da Palavra

O modelo de espaço, baseado no compartilhamento de recursos e estrutura — tendência no mundo do trabalho —, surge como um local pensado para abrigar e ser referência para a comunidade literária baiana.

Funcionamento da Sala

Segunda a sexta: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Sábado: das 8h às 12h

Data da inauguração: 25 de julho de 2025

Utilização da Sala

Realização de oficinas e ações formativas no campo do livro e da leitura

Orientação sobre publicação de obras literárias

Disponibilização da sala para encontros de clubes de leitura

Palestras, workshops, lançamentos de livros, entre outros

Comercialização de livros de autores baianos, vendidos pelos próprios autores

Exposições permanentes de autores baianos

A Sala também trará uma grande novidade: o retorno do Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional para a Bahia.

Serviço

Inauguração da Sala Mestres e Mestras da Palavra na Biblioteca Central do Estado da Bahia

Quando: 25 de julho, a partir das 18h

Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia – Rua General Labatut, 27, Barris – Salvador/BA

Fonte: Ascom/FPC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cachoeira, BA
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 26°

20° Sensação
1.43km/h Vento
99% Umidade
100% (1.41mm) Chance de chuva
05h57 Nascer do sol
05h27 Pôr do sol
Qui 28° 19°
Sex 27° 18°
Sáb 27° 18°
Dom 27° 16°
Seg 28° 17°
Atualizado às 04h02
Lenium - Criar site de notícias