A Bahia reafirmou seu papel de destaque na produção nacional de biocombustíveis. Nesta terça-feira (29), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) participou da inauguração da nova planta industrial para produção de biodiesel da empresa Oleoplan Nordeste, no município de Iraquara. Na oportunidade, a empresa anunciou o aumento de 27% na produção diária de biocombustível e também promoveu um seminário com foco nas perspectivas da cadeia produtiva do biodiesel, seus impactos sociais, ambientais e econômicos para a Chapada Diamantina e todo o estado.
Durante a programação, o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, e os titulares do Desenvolvimento Econômico (SDE), Ângelo Almeida, que representou o governador na solenidade, e do Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, e Viviane Libório, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), visitaram a unidade industrial da empresa, que é a maior do Nordeste.
O gestor da Seagri, Pablo Barrozo, destacou a importância deste investimento que coloca o estado como referência em produção de combustíveis renováveis.
“Este é um setor que conecta o campo à indústria, fortalece a agricultura e movimenta toda uma cadeia produtiva que gera emprego e renda para milhares de famílias. A ampliação desta indústria aqui em Iraquara mostra o compromisso e a importância da parceria entre Governo e iniciativa privada para o desenvolvimento com respeito ao meio ambiente e o futuro de toda essa região”, afirmou Barrozo.
Anfitrião do evento, presidente do Conselho da Oleoplan, Irineu Boff, pontuou o sucesso da parceria com os governos estadual e federal como um dos pilares para a consolidação da empresa no mercado baiano. “Este é um momento de muito orgulho para todos nós, mais do que ampliar nossa capacidade de produção para 1,65 milhão de litros por dia, esses investimentos vão impactar positivamente no aumento da renda e do número de produtores da agricultura familiar com que mantemos parceria direta”.
Na programação também foram certificados, com o Selo Biocombustível Social, quatro cooperativas de agricultores familiares do semiárido baiano.
Viviane Libório, representante do MDA, falou sobre os incentivos para ampliar o alcance do Selo, que visa fortalecer a agricultura familiar, incentivando a produção de biodiesel a partir de matérias-primas fornecidas por pequenos agricultores.
“ O Governo Federal tem investido na reestruturação deste programa, ampliando os incentivos fiscais e parcerias para que as empresas produtoras de biodiesel adquiram matéria-prima de agricultores familiares. Só na Bahia, são cerca de R$ 160 milhões injetados na agricultura familiar por meio desta iniciativa”.
O evento também abriu espaço para discussões sobre as perspectivas com a Lei do Combustível do Futuro, que visa incentivar a produção de combustíveis renováveis e ampliar a participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira.
O biodiesel
É um combustível renovável e biodegradável, podendo ser obtido de uma série de plantas oleaginosas e reduz a dependência de fontes energéticas de origem fóssil, além de contribuir para o aumento de emprego, principalmente, na zona rural.
Fonte
Ascom/Seagri
Mín. 18° Máx. 25°