A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu oficialmente, nesta quinta-feira (9), a cessão do terreno onde será construída a sede definitiva do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), em Santo Amaro. A assinatura do termo de cessão foi realizada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante cerimônia na Enseada do Paraguaçu, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da reitora da UFRB, Georgina Gonçalves.
Na ocasião, o Governo Federal também anunciou a expectativa de investimento de cerca de R$ 25 milhões, de recursos provenientes do novo PAC, na construção do novo centro da UFRB em Santo Amaro. O futuro campus recebeu o nome simbólico de "Campus Dona Canô", uma homenagem feita pelo presidente Lula à matriarca santoamarense Dona Canô, figura emblemática da cultura baiana.
O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância dos investimentos para o fortalecimento da educação superior no estado. “O presidente Lula vai voltar aqui, a Santo Amaro, para inaugurar a nova sede da UFRB, cumprindo o compromisso assumido com Dona Canô, Caetano, Bethânia, Rodrigo e, sobretudo, com a UFRB. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi a primeira universidade criada pelo Governo Lula no interior da Bahia e hoje emprega mais de mil professores e profissionais qualificados”, destacou.
Para a reitora Georgina Gonçalves, a conquista do novo campus representa um marco histórico para a cidade de Santo Amaro e para a consolidação da UFRB no território. “A UFRB mantém firme o empenho com a implantação definitiva do campus em Santo Amaro, reconhecendo a importância estratégica deste projeto para a região. Esta é uma conquista coletiva, que reforça o compromisso institucional com a comunidade local e com a expansão do acesso à educação pública e de qualidade”, declarou.
A reitora também reforçou o apoio federal à expansão universitária: “Já estamos na fase final de articulação dos aportes necessários para a obra. É um fato o compromisso do Governo Lula com as universidades e com a democratização e interiorização do ensino superior. Os 20 anos da UFRB, essa grande instituição, são uma prova disso”, disse. O anúncio foi feito ao lado do vice-reitor da UFRB, Fábio Josué, e da diretora do Cecult, Rita Dias, que também participaram da cerimônia.
O terreno cedido abrigava a antiga Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e será o local de construção do novo campus da UFRB em Santo Amaro. Em março de 2025, a UFRB finalizou e apresentou ao Ministério da Educação (MEC) o projeto arquitetônico do novo campus do Cecult, já adaptado ao novo terreno. O projeto prevê uma área construída de 7.240 m², com 28 salas de aula, 8 laboratórios, 3 salas multiuso, 3 estúdios e 28 outros espaços voltados à formação acadêmica e produção cultural.
A construção do "Campus Dona Canô" atende a uma demanda histórica da comunidade acadêmica de Santo Amaro. Atualmente, o Cecult oferece sete cursos de graduação e dois programas de pós-graduação nas áreas de arte e cultura. Desde a sua inauguração em 2013, sua sede funciona em prédios adaptados no centro da cidade. Com a nova sede, a UFRB amplia sua infraestrutura e reafirma seu papel como agente de transformação social e promoção da cultura no Recôncavo.
Mín. 20° Máx. 31°