
O Recôncavo Baiano dará um passo inédito na assistência hospitalar infantil com a implantação da primeira UTI pediátrica da região. O novo serviço será instalado no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e contará com 10 leitos destinados ao atendimento de crianças. O aviso de licitação para a execução da obra foi publicado na edição desta quarta-feira (7) do Diário Oficial do Estado.
Além da UTI pediátrica, o projeto prevê a criação de uma enfermaria clínica pediátrica com 26 leitos e a implantação de uma nova emergência, com estrutura para atendimento de adultos e crianças. O pacote de intervenções inclui, ainda, a reforma de 20 leitos de UTI adulto, ampliando a capacidade e modernizando a assistência prestada pela unidade.
Para viabilizar a ampliação do HRSAJ, o Governo do Estado investirá cerca de R$ 18,6 milhões. Após a assinatura da ordem de serviço, a execução está prevista para ocorrer em até 14 meses. “A ampliação da oferta de serviços é um compromisso da Secretaria da Saúde do Estado em garantir mais estrutura e melhor assistência tanto na capital quanto no interior da Bahia”, afirmou a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.
Referência para o Recôncavo da Bahia, o HRSAJ atende mais de 30 municípios e presta assistência a uma população estimada em torno de 900 mil habitantes. Considerada uma unidade de grande porte, a instituição oferece atendimentos em clínica médica e cirúrgica, pediatria, queimados, ortopedia, neurocirurgia e tratamento especializado a pacientes queimados.
Também atuando como base de ensino e pesquisa, o hospital dispõe de 150 leitos distribuídos entre 31 de clínica médica geral, 21 de clínica médica para queimados, 40 para clínica cirúrgica ortopédica, 22 para cirurgia geral e 20 leitos de UTI adulto.
Mín. 20° Máx. 33°