O município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, conquistou o destaque nacional na 3ª edição do Prêmio PVE – “Inovar hoje para transformar o amanhã”, desenvolvido pelo programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), iniciativa implementada na rede pública municipal de ensino pelo Instituto Votorantim, com o apoio da Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo. O município foi premiado na categoria Gestão Escolar em reconhecimento às práticas de promoção de acesso, inclusão e permanência de estudantes com deficiência nas escolas municipais Dr. Antônio Lisboa e Escola Rural de Belém.
O diretor da Escola Rural de Belém, Ângelo Lopes Marques, conta que, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do PVE, o projeto visa transformar a realidade da educação em Cachoeira, garantindo a inclusão e permanência dos alunos(as) na sala de aula, sem deixar ninguém para trás. Com isso, a direção escolar iniciou um processo de busca ativa com a abertura de canais de diálogo com alunos(as), familiares, funcionários(as) das escolas e comunidade e o uso de ferramentas de tecnologia com grupos e reuniões virtuais para que todos(as) pudessem conversar e planejar cuidados, brincadeiras, interações e conhecimentos com esses estudantes com deficiência dentro dos espaços regulares.
Para o secretário municipal de Educação de Cachoeira, Carlos Roberto Gomes Franco, o prêmio representa um marco para a educação local e é resultado de intenso planejamento, trabalho coletivo e práticas pedagógicas coordenadas. “Este é um prêmio importante para o município de Cachoeira. Temos procurado enfrentar os problemas da educação com a criatividade e o empenho dos nossos gestores. O professor Ângelo, gestor da Escola Municipal Rural de Belém, teve uma iniciativa de inclusão que aumentou a frequência dos alunos com o apoio e a participação dos pais, reduzindo a zero a evasão escolar. Essa iniciativa de sucesso serve como referência para as demais 33 escolas da nossa rede”, diz o secretário.
O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) tem duração entre três a quatro anos. Durante este período, são desenvolvidas e/ou fortalecidas práticas e competências de gestão por meio da oferta de formações, instrumentos e consultoria online e presencial com especialistas de gestão educacional, pedagógica, mobilização escolar e comunitária, além da disponibilização de ferramentas, conteúdos e vivências que apoiem processos de melhoria de gestão educacional dos municípios. A cada ano, acontecem, de forma presencial e remota, 4 encontros bimestrais chamados ciclos.
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