Com câmera na mão e movimentos de câmera livres, o filme enfatiza o movimento dos percussionistas, o grito dos sambadores e a dança: “olha a hora de entrar na roda, a hora certa, viu!”. Guiado pelo momento e montado a partir de duas tomadas sem cortes temporais, expressa e vivifica em imagens as dinâmicas e tradições do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, em Santiago do Iguape, distrito da cidade de Cachoeira.
O filme é dirigido por Rodrigo Carvalho e realizado com o Samba de Roda Geração do Iguape, a partir de uma atividade do componente curricular Saberes e Fazeres da Cultura Popular na Educação, no ano de 2023, ministrado pelo professor Pedrão Abib, da faculdade de Educação da UFBA.
O grupo de samba Geração do Iguape possui como líder o mestre Domingos Preto. Pescador, lavrador e carpinteiro naval, ele acompanhava o pai que tocava sanfona de oito baixos nas rezas de Cosme e Damião. Como de regra na região, as rezas vinham seguidas de samba de roda.
O curta-metragem teve primeira exibição pública na 19ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, em junho de 2024, compondo a Mostra Contemporânea de Curtas. Os curadores, Camila Vieira Rubens e Fabricio Anzolin, comentam:
“A câmera, que se concentra no calor da roda de samba, adota uma postura não apenas observacional, como também dançante, e participa da roda como se fosse ela mesma um membro daquela celebração. É um filme que, a partir de sua dilatação temporal e de seus movimentos gingados, acompanhando sempre o batuque das canções, consegue acessar a memória de um povo e de um território, de uma prática cultural, pelo fato de se fazer presente de modo ativo, em corpo e cinema, naquele espaço”.
Além da exibição do filme no dia 27, está prevista nas atividades do projeto a oficina formativa em audiovisual, dia 28, em Santiago do Iguape (Cachoeira-BA), local de realização do filme. O projeto foi selecionado no edital de Distribuição, Licenciamento e VOD da Lei Paulo Gustavo - Bahia, com exibições previstas nas TVs públicas vinculadas à EBC. A seguir, programação do evento no Iguape:
Dia 27 de julho, sábado
Espaço de Tchea, 20h30
- Exibição do filme
- Samba Chula Geração Iguape
- Quadrilha Junina Girassol do Iguape
Dia 28 de julho, domingo
Espaço de Tchea, 9h
- Oficina de realização audiovisual para crianças e jovens
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Mín. 17° Máx. 28°