No último domingo (18), Maragogipe viveu o auge das festividades profanas em homenagem a São Bartolomeu, padroeiro do município, com a tradicional Lavagem. As comemorações, iniciadas em 1º de agosto, culminaram com a "Chegada de Seu Tibúrcio" e com a Lavagem, um dos momentos aguardados da festa. O evento começa na noite de sábado, quando músicos e moradores descem da Praça da Matriz até o cais do Cajá para buscar Seu Tibúrcio, cantando a canção em homenagem ao homem que, segundo a lenda local, transportou a imagem do santo da capital para Maragogipe. A canção "Seu Tibúrcio", com seus versos ousados, é entoada com entusiasmo por todos, tornando-se um hino que faz parte da identidade cultural de Maragogipe.
No domingo, o cortejo composto por 100 baianas com jarros de água de cheiro e a tradicional burrinha, acompanhado por cerca de 100 músicos, sai do terreiro Ilê Alabaxê com destino à Igreja Matriz de São Bartolomeu e de lá seguem pelas ruas da cidade, acompanhado por uma multidão de todas as idades e religiões, que percorre mais de 10 quilômetros ao som da música tradicional.
Sobre a canção ousada
Uma versão sobre a origem da música está relacionada a Tibúrcia Guedes, operária que se casou com o dono da Fábrica de Charutos Suerdieck. O descontentamento dos maragogipanos com a forma como ela passou a tratar os outros trabalhadores, após sua mudança de vida, resultou em versos satíricos que foram incorporados à música. No entanto, os mais velhos afirmam que o hino já embalava as ruas de Maragogipe antes mesmo desse episódio.
A ACAMMPOM - Associação de Caretas, Mascarados e Manifestações Populares de Maragogipe teve participação ativa no evento, com foco na 'Chegada de Seu Tiburcio', mantendo viva a tradição cultural da cidade.