A 10ª edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira será realizada entre os dias 10 e 15 de junho nas cidades de Cachoeira e São Félix (BA). O evento contará com exibições presenciais e gratuitas, promovendo um espaço de valorização da produção documental brasileira. As inscrições estão abertas até o dia 14 de março e podem ser realizadas pelo site.
A programação inclui duas mostras competitivas: uma para curtas e médias-metragens, com duração de até 59 minutos, e outra para longas-metragens, a partir de 60 minutos. Além dessas categorias, as inscrições também selecionarão filmes para exibições formativas. Podem participar produções finalizadas a partir de 2024, realizadas no Brasil ou em coprodução internacional. As regras detalhadas estão disponíveis no regulamento do festival.
Após cinco anos de intervalo, o CachoeiraDoc retorna abordando a temática “Terra e Território”. O festival propõe uma discussão sobre as relações entre cinema, identidade e lutas sociais, com destaque para a demarcação de territórios indígenas e quilombolas, reforma agrária e outras reivindicações ligadas ao direito à terra. A direção artística está sob responsabilidade de Kênia Freitas, Ingá Patriota e Melina Bomfim.
A curadoria será composta por seis integrantes ligados à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): Evelyn Sacramento, Jessé Patrício, Juan Rodrigues, Ingá Patriota, Matheus Araújo e Wellison Silva, sob coordenação de Lina Cirino. Os filmes selecionados serão avaliados por um júri formado por pesquisadores, realizadores e estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB. As premiações incluem R$ 6 mil para melhor longa-metragem e R$ 4 mil para melhor curta ou média-metragem, além de troféus.
O festival também expande sua atuação com a EscolaDoc – Ciclo Formativo em Documentário, voltada para a capacitação no audiovisual. A iniciativa promoverá oficinas em escolas públicas e equipamentos culturais da região, além de performances e encontros abertos. O projeto será coordenado por Cyntia Nogueira (pedagogia), Jamile Novaes (comunicação), Lina Cirino (curadoria), Matheus Araújo (performances) e Udinaldo Junior (editorial).
O X CachoeiraDoc é realizado pela Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O festival também recebe apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia, por meio da Lei Paulo Gustavo, que destina recursos para o setor cultural.
Mín. 21° Máx. 35°