Terça, 01 de Julho de 2025
17°C 26°C
Cachoeira, BA
Publicidade

Cachoeira celebra 188 anos com legado histórico e cultural que enaltece o Recôncavo Baiano

Município é reconhecido por sua arquitetura colonial, riqueza cultural e papel decisivo na luta pela independência e no desenvolvimento econômico da região

13/03/2025 às 07h48 Atualizada em 13/03/2025 às 08h14
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Tatiana Azeviche/SETUR
Foto: Tatiana Azeviche/SETUR

A cidade de Cachoeira, localizada no coração do Recôncavo Baiano, celebra nesta quinta-feira (13) seus 188 anos de emancipação política, destacando-se como um dos principais símbolos históricos e culturais da Bahia. Com ruas de paralelepípedos e casarões coloniais nem sempre preservados, o município é conhecido por sua rica tradição cultural, protagonismo na luta pela independência do Brasil e importante papel no desenvolvimento econômico regional.

Foto
Foto: Rute Pina

Reconhecida como Monumento Nacional desde 1971 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Cachoeira preserva construções que datam dos séculos XVII e XVIII, como a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e a Câmara Municipal. O centro histórico é um verdadeiro museu a céu aberto, atraindo turistas e pesquisadores interessados em explorar o passado glorioso da cidade.

Além de sua arquitetura imponente, Cachoeira é berço de importantes manifestações culturais, como a Festa da Boa Morte, uma das mais tradicionais celebrações religiosas de matriz africana no Brasil, que destaca a força da ancestralidade e do sincretismo religioso na região. A cidade também é conhecida por sua forte ligação com a música, o artesanato e a gastronomia, elementos que reforçam sua identidade cultural.
No contexto histórico, Cachoeira teve um papel fundamental na luta pela independência do Brasil na Bahia, sendo palco de importantes mobilizações populares contra as tropas portuguesas. Em 25 de junho de 1822, a cidade foi palco de um dos mais importantes eventos da resistência brasileira, sendo posteriormente reconhecida pela então regente, D. Pedro I, como "Heroica Cidade de Cachoeira".

Foto
Festa da Irmandade da Boa Morte. Foto: Gabriel Carvalho/SeturBA

Além de seu protagonismo político e cultural, Cachoeira também exerceu papel estratégico no desenvolvimento econômico da região. Sua localização privilegiada às margens do rio Paraguaçu tornou a cidade um importante ponto de interiorização do desenvolvimento para o sertão. Cachoeira foi a porta de entrada das expedições que seguiam rumo ao interior e o principal porto de escoamento, para Salvador, da produção dos engenhos de açúcar localizados às margens do rio. Esse fluxo comercial foi essencial para consolidar a cidade como um dos principais centros econômicos da Bahia durante o período colonial.

Hoje, ao completar 188 anos, Cachoeira reafirma sua importância como guardiã da memória nacional, como referência cultural do Recôncavo Baiano e como marco na história econômica da região. A cidade celebra sua história com orgulho, mantendo vivas suas tradições e encantando todos que percorrem suas charmosas ruas e becos centenários.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ministério Público da Bahia leva serviços e ações a Cachoeira durante as comemorações do 2 de Julho
Cachoeira Há 4 dias Em Cachoeira - BA

Ministério Público da Bahia leva serviços e ações a Cachoeira durante as comemorações do 2 de Julho

Programação entre 30 de junho e 1º de julho inclui atendimentos à população, vistorias em equipamentos públicos e premiação de concurso de redação
Conectar Cultural será lançado quinta-feira (08) em Cachoeira
Cultura Há 2 meses Em Cachoeira - BA

Conectar Cultural será lançado quinta-feira (08) em Cachoeira

Encontro é voltado a fazedores de cultura do Recôncavo e oferece esclarecimentos sobre inscrições para a Chamada Pública que destina R$500 mil para fomentar e preservar a memória imaterial da região
EscolaDoc vai selecionar projetos pedagógicos para estudantes em escolas públicas de Cachoeira e São Félix
Cinema Há 3 meses Em Cachoeira - BA

EscolaDoc vai selecionar projetos pedagógicos para estudantes em escolas públicas de Cachoeira e São Félix

Podem se inscrever residentes e/ou nascidos em Cachoeira e São Félix, estudantes do Centro de Artes e Humanidades e Letras da UFRB, pessoas físicas ou jurídicas maiores de 18 anos, coletivos, associações e ONGs regularizadas ou não
Secult e Funceb realizam Diálogo Setorial de Artes Visuais em Cachoeira
Artes Há 3 meses Em Cachoeira - BA

Secult e Funceb realizam Diálogo Setorial de Artes Visuais em Cachoeira

Os encontros tem o intuito de manter diálogo permanente com a sociedade na articulação e planejamento de ações e projetos, reunir artistas, técnicos, produtores, gestores, pesquisadores, professores, mestres, estudantes, grupos, companhias, trupes, coletivos, fóruns, redes, associações, escolas, universidades, espaços, organizações e empresas do campo das Artes que atuam nos municípios e territórios.
Cachoeira - BA
Sobre o município
Cachoeira é um município, no estado da Bahia, no Brasil. Situa-se às margens do Rio Paraguaçu. Está distante cerca de 120 km da capital do estado, Salvador. Sua área é de 395 quilômetros quadrados e a população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 33 470 habitantes.
Ver notícias
Cachoeira, BA
18°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 26°

18° Sensação
1.77km/h Vento
90% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h57 Nascer do sol
05h21 Pôr do sol
Qua 25° 17°
Qui 23° 18°
Sex 25° 16°
Sáb 25° 17°
Dom 25° 18°
Atualizado às 07h01
Lenium - Criar site de notícias