Sexta, 25 de Abril de 2025
21°C 32°C
Cachoeira, BA
Publicidade

MPBA recomenda coibir prática de “grau” uma manobra perigosa de motocicletas

Segundo a Promotora de Justiça, além de colocar em risco a vida dos próprios condutores e da população que transita nos locais, a atividade pode provocar o aumento demanda por atendimentos em unidades de saúde devido a acidentes decorrentes das manobras

29/03/2025 às 10h58 Atualizada em 29/03/2025 às 13h04
Por: Redação Fonte: Larissa Pinho MPBA
Compartilhe:
Foto: serhii_bobyk no Freepik
Foto: serhii_bobyk no Freepik

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio da Promotora de Justiça Horthênsia Fernandes Leão, recomendou ao Município de Governador Mangabeira que adote providências com o objetivo de coibir a prática ilícita do “grau” de motocicletas. A medida foi motivada por preocupações com a segurança pública, a integridade física dos envolvidos e os impactos negativos gerados ao sistema de saúde. A prática do “grau” consiste na execução de manobras perigosas com motocicletas, geralmente realizadas sem qualquer tipo de equipamento de segurança. Segundo a Promotora de Justiça, além de colocar em risco a vida dos próprios condutores e da população que transita nos locais, a atividade pode provocar o aumento demanda por atendimentos em unidades de saúde devido a acidentes decorrentes das manobras.

Na recomendação, o MPBA orienta que o Município se abstenha de emitir alvarás, promover, apoiar, divulgar ou de qualquer forma cooperar com a realização de eventos dessa natureza. O documento destaca ainda que a prática viola o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especialmente o art. 308, que tipifica como crime a participação em exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, em via pública e sem autorização da autoridade competente, gerando risco à incolumidade pública ou privada. A pena prevista é de detenção de seis meses a três anos, além de multa e suspensão ou proibição da obtenção de permissão ou habilitação para dirigir.

A promotora de Justiça também alertou para os riscos da divulgação dessas manobras nas redes sociais, o que pode influenciar negativamente crianças, adolescentes e jovens, incentivando a repetição da conduta ilícita. Ressaltou, ademais, que se a prática, conhecida como “Wheelie”, for considerada um esporte, que as autoridades estabeleçam um regulamento prévio e específico, assim como o pedido do uso de equipamentos de segurança e em observância a todas as leis de trânsito vigentes e sem colocar em risco quem transita e trafega pelo local. A recomendação inclui ainda a orientação para que o Município comunique imediatamente a Promotoria de Justiça e o comando da Polícia Militar caso tenha conhecimento da realização de eventos de “grau”, independentemente da solicitação de alvará.

É evidente que a recomendação não se restringe ao município de Governado Mangabeira. Em Alagoinhas, o vereador Thor de Ninha propôs na Câmara projeto que considera "Grau" um esporte, defendendo, portanto, essa prática irresponsável e perigosa. Foi muito criticado nas redes sociais.

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cachoeira, BA
26°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

27° Sensação
1.19km/h Vento
71% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h42 Nascer do sol
05h25 Pôr do sol
Sáb 34° 21°
Dom 31° 21°
Seg 33° 21°
Ter 33° 21°
Qua 29° 21°
Atualizado às 08h01
Lenium - Criar site de notícias