Segunda, 07 de Julho de 2025
18°C 24°C
Cachoeira, BA
Publicidade

Famílias viajam de todo o país para acompanhar seus jovens atletas na Copa 2 de Julho

Podem ser seis horas de viagem ou até 18, de um município vizinho da capital baiana ou até de outro estado. Mas, o fato é que os pais dos atletas d...

07/07/2025 às 11h04
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Madson Souza/Ascom Sudesb
Foto: Madson Souza/Ascom Sudesb

Podem ser seis horas de viagem ou até 18, de um município vizinho da capital baiana ou até de outro estado. Mas, o fato é que os pais dos atletas da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 topam qualquer distância para ver seus filhos. A expectativa dos familiares é que os filhos sigam longe na competição e que a hora pra voltar para casa demore.

Vindo de Minas Gerais, Danilo Dias, pintor e pai do atleta Miguel Barros do sub-15 do Atlético Mineiro, diz que costuma acompanhar seu filho nas competições sempre que possível. Para Danilo, esse suporte da família - além do pai, a mãe, irmão e irmã também vieram pra Bahia - é positivo para o rendimento do filho em jogo.

“A gente sabe que nos campeonatos fora os meninos contam muito com a ajuda dos familiares. Isso ajuda dentro e fora de campo. Deixa-os mais confiantes. Por isso, sempre que temos oportunidade procuramos acompanhar ele assim de perto”, comenta. 

Interior da Bahia –Não é só gente de fora da Bahia que veio acompanhar seus filhos na competição. A professora Karina Silva, do município de Santo Antônio de Jesus, veio acompanhar seu sobrinho João, que é lateral esquerdo do Dom Macedo na Copa 2 de Julho. São apenas duas horinhas de viagem da cidade baiana para Salvador e a família fez esse translado numa van, com a avó, mãe, pai, tia e outros familiares do jovem. 

Torcedora da Seleção Brasileira e do Vitória, é com seu sobrinho em campo, que Karina tem mais emoções. “Fico mais nervosa quando meu sobrinho está jogando. Na verdade, como tia, fico muito feliz, né? Porque é uma emoção. Para ele é uma felicidade porque ele se realiza no campo. E a gente também, fora do campo, a gente também se realiza, porque vê ele feliz. Coração transborda de alegria”, comenta. A alegria é tanta que Karina se exalta enquanto torce.

Torcida de Itabuna –O time de Itabuna é um dos clubes da Bahia com torcida presente na Copa 2 de Julho. O administrador de empresas, Djavan Batista, fez uma viagem de mais ou menos seis horas para acompanhar seu filho na disputa. O alvo de tanta torcida é o ponta direita, camisa 11, Antônio Alexandre. “Ver ele jogar me emociona e me engrandece também, sabe? Sou fã do meu filho e adoro ver ele jogar”, diz. 

Mesmo com tanto sentimento envolvido, Djavan não exime Antônio de críticas e é o tipo de torcedor que se exalta, reclama, crítica, mas tudo com carinho, com intenção de trazer melhora. “Grito, desabafo, cobro muito, tudo dentro das limitações e com carinho. Grito da torcida ‘não é assim’, ‘por que fez isso?’ e mais”, fala. Isso tudo acontece, porque o pai diz ficar com o coração apertado ao ver o filho em campo. 

O município da Bahia também trouxe outros torcedores que não estão diretamente relacionados aos jogadores que estarão em campo, mas que vieram para a Copa 2 de Julho apoiar o clube. O gerente de vendas, Ricardo Oliveira, veio com um comboio de toda família para acompanhar o clube do município no qual seu filho já jogou. “É uma experiência maravilhosa”, ressalta. Apesar de flamenguista, Ricardo diz que hoje seu coração é do time de Itabuna por conta de seu filho.

A Copa 2 de Julho segue com a última rodada da fase de grupos neste domingo (6). A fase mata-mata inicia na terça-feira (8) com as oitavas de final e segue com as quartas, semis e final, respectivamente, na quarta-feira (9), na sexta-feira (11), e no domingo (13). O maior torneio sub-15 do país conta com 280 equipes na sua 15ª edição, com o histórico de revelação de grande talentos e a organização do Governo do Estado, pr meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Fonte: Ascom/Sudesb

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cachoeira, BA
21°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

21° Sensação
4km/h Vento
85% Umidade
100% (2.46mm) Chance de chuva
05h58 Nascer do sol
05h23 Pôr do sol
Ter 25° 17°
Qua 26° 16°
Qui 26° 16°
Sex 25° 17°
Sáb 25° 17°
Atualizado às 17h02
Lenium - Criar site de notícias