A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) recebeu representantes da Companhia de Energias Renováveis (CER Energia) para apresentação dos projetos desenvolvidos pela empresa nas áreas de energia limpa e sustentável, com foco em fontes eólica e solar.
Pioneira na região de Gentio de Ouro, a CER Energia foi a primeira a implantar um parque eólico no município, com o Complexo Eólico Xique-Xique. A empresa possui atualmente 7 gigawatts (GW) em projetos em desenvolvimento e, aproveitando os elevados níveis de irradiação solar e os ventos unilaterais, constantes e noturnos da região, expande sua atuação por meio de empreendimentos híbridos, que integram geração eólica e solar em uma mesma planta.
Durante a reunião, os representantes da CER Energia destacaram os impactos positivos provocados pela implantação dos projetos nos municípios onde atuam, a exemplo de Gentio de Ouro, que registrou um crescimento de mais de 135% no Produto Interno Bruto (PIB) local. Além disso, cerca de 600 famílias estão sendo beneficiadas atualmente por meio de contratos de arrendamento de terras, reforçando o papel dos empreendimentos implantados no interior do estado.
De acordo com o superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE, Luciano Giudice, a trajetória da CER demonstra o alinhamento com os objetivos estratégicos do Estado. “A CER tem sido fundamental no desenvolvimento da energia renovável na Bahia. Seus novos projetos estão alinhados com as expectativas do Estado, reforçando a confiança em um futuro promissor para a geração e distribuição de energia. A SDE segue à disposição para apoiar iniciativas que fortaleçam o sistema energético e atraiam novos negócios, impulsionados pela oferta de energia limpa e abundante.”
Luiz Felipe Braga Cortes, diretor executivo da CER Energia, reforçou o otimismo da empresa mesmo diante dos desafios atuais do setor. “Vivemos um momento desafiador para as energias renováveis, mas temos consciência de que esta não é a primeira, nem será a última crise enfrentada. Mantemos uma visão otimista para o mercado a longo prazo, especialmente para a Bahia, que se destaca pelo imenso potencial de novos projetos e pelos diferenciais competitivos em relação a outros estados", destacou.
A CER Energia conta com o apoio da SDE na articulação e viabilização do plano de expansão da infraestrutura de escoamento da energia gerada e da capacidade de conexão de novos projetos ao sistema elétrico nacional. O encontro reforça o compromisso do Governo da Bahia com a transição energética e o desenvolvimento sustentável, por meio da atração de investimentos que promovem geração de emprego, renda e capacitação local.
Fonte
Ascom/SDE
Mín. 18° Máx. 26°