Uma das novidades da 5ª edição especial da Feira Literária Internacional de Canudos (Flican 2025), que acontece de 23 a 26 de julho, será o funcionamento de um espaço exclusivo para a realização de atividades promovidas por secretarias e órgãos do Governo do Estado. A Casa do Governo ficará instalada no Jardim Euclidiano do Memorial Antônio Conselheiro, onde será oferecida uma ampla programação, incluindo contação de histórias, saraus, apresentações de música, teatro e dança, oficina de turbante, feira de economia solidária e ações de bem-estar, entre outras atividades.
Em seu primeiro ano em Canudos, a Casa do Governo contará com a participação da Fundação Pedro Calmon (FPC) e da Fundação Cultural do Estado (Funceb), instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, e das secretarias estaduais da Educação (SEC) e do Turismo (Setur), entre outras. No espaço, serão realizadas atividades de incentivo à leitura, apresentações culturais, oficinas de arte e cultura, palestras e ações voltadas ao bem-estar.
“Este ano, a Flican tem a honra de receber a Casa do Governo, que chega para somar à programação da nossa feira. Sua presença representa um marco fundamental para a democratização da cultura e da educação no sertão baiano”, destaca a coordenadora da Flican, Elane Geraldo. Já o curador do evento, Luiz Paulo Neiva, enfatiza que a presença da Casa do Governo consolida a posição da Flican como um dos principais eventos literários realizados no estado.
A Flican foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.
O edital integra a política de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei nº 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.
O evento literário também conta com o apoio financeiro, de infraestrutura e de recursos humanos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio do seu Campus Avançado de Canudos. Além da participação da Uneb, a Flican é apoiada pelo Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC) e da Prefeitura de Canudos.
Serviço
Evento:Feira Literária Internacional de Canudos (Flican)
Período:23 a 26 de julho
Local:Município de Canudos (BA)
Fonte: Ascom/Flican
Mín. 18° Máx. 24°