O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE-BA) e órgão delegado do Inmetro, concluiu neste mês sua participação na Operação Férias Seguras, com ações intensificadas de fiscalização para garantir a segurança dos consumidores no período de férias escolares.
Durante a ação, foram fiscalizados 1.981 produtos em 33 estabelecimentos comerciais no estado, com foco em itens que impactam diretamente a integridade física da população, como capacetes para motociclistas, pneus de moto, colchões, dispositivos de retenção infantil, grelhas elétricas, além de componentes de sistemas GNV, como válvulas, suportes e linhas de pressão. O índice de irregularidade foi considerado baixo, de apenas 0,15%, e foram emitidos 80 autos de fiscalização.
A operação fez parte de uma mobilização nacional coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que resultou na inspeção de mais de 47 mil produtos em todo o país, com 522 itens irregulares identificados e 95 estabelecimentos notificados.
“Ações como essa são fundamentais para garantir que produtos comercializados na Bahia estejam de acordo com os padrões de segurança e qualidade exigidos pelo Inmetro. Nosso trabalho é proteger o consumidor baiano, sobretudo em períodos como as férias, em que o uso de certos itens é intensificado. Atuamos com foco na prevenção e na promoção de um mercado mais confiável e seguro para todos”, afirmou o diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado.
Fonte: Ascom/Ibametro
Mín. 18° Máx. 24°