
O Artesanato da Bahia e o Centro Público de Economia Solidária Recôncavo (Cesol) se somam à edição 2025 da Festa da Boa Morte, manifestação religiosa e cultural afro-brasileira celebrada anualmente no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Uma feira ofertando produtos do artesanato e da economia solidária da região estará montada na praça Góes Calmon (Praça do Faquir), entre os dias 14 e 16, com horários variados (veja abaixo).
O Cesol Recôncavo participa da feira com 39 empreendimentos que estarão ofertando diversos produtos da agricultura familiar (11 empreendimentos), do artesanato (16), roupas e acessórios (9) e gastronomia (3).
"A participação do Cesol Recôncavo na Festa da Boa Morte reforça o compromisso da economia solidária em favor da identidade cultural, da valorização dos saberes e da ancestralidade, beneficiando os empreendimentos econômicos solidários", explica Efson Lima, Coordenador de Assistência Técnica e Inclusão Socioprodutiva dos Cesols.
Artesanato - No espaço, o público vai poder conhecer de perto e adquirir peças únicas feitas e comercializadas por artesãos e artesãs de Cachoeira e região circunvizinha. Os trabalhos valorizam a ancestralidade e a produção artesanal, com traços identitários quilombolas e indígenas.
A parceria é uma oportunidade para gerar renda, fortalecer o artesanato baiano e as manifestações artísticas e culturais do estado, além de reverenciar a ancestralidade e as mulheres que constroem o evento, reconhecido como patrimônio imaterial da Bahia.
A Feira Artesanato da Bahia é uma realização da Secretaria de Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia (CFA), em parceria com a Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê, que executa o projeto “Artesanato da Bahia: Tradição, Ancestralidade e Renda”.
Serviço
O que: Feira do Artesanato da Bahia na Festa da Boa Morte 2025
Quando: 14 a 16 de agosto. Quinta-Feira (14) das 14h às 17h; Sexta-Feira (15), das 8h às 19h; Sábado (16), das 14h às 19h
Onde: praça Góes Calmon (praça do Faquir), Centro, Cachoeira-BA
Quanto: visitação gratuita e aberta ao público
Mín. 18° Máx. 27°