Com objetivo de fortalecer o saneamento rural, gestores das Centrais de Associações Comunitárias da Bahia e dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural (SISARs) dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, estão reunidos na Bahia para compartilhar experiências e apresentar tecnologias, discutir os avanços e ações sociais que vão fortalecer o saneamento rural dos estados envolvidos no programa. O evento acontece, nestas quarta e quinta-feira (27 e 28), no município de Seabra, na Chapada Diamantina.
Neste ano de 2025, o encontro será ainda mais especial já que a Central de Seabra, que foi pioneira na gestão compartilhada dos sistemas de abastecimento de água, estará comemorando 30 anos de sua existência. São três décadas ampliando o acesso à água potável e melhorando a qualidade de vida das comunidades rurais da Bahia.
O modelo Central tem sedes em Seabra, Jacobina e Caétite, com abrangência para 42 municípios e suas localidades, prestando atendimento para milhares de famílias beneficiadas com água potável e de qualidade. Em 2025, foi aprovada pelo Governo do Estado da Bahia, através do financiamento do Banco Mundial, a implantação de mais três modelos Central, nos municípios de Ribeira do Pombal, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
Programação
A abertura do evento, nesta quarta-feira (27), contou com a presença do casal de alemães Hans Van de Graaf Van e Major Van Graaf, idealizadores do modelo Central, além da gerente social Valéria Melo, da SISAR do Ceará, e a participação especial da socióloga Júlia Barata, da Gecen/CERB Bahia, tendo como tema: “Água que Conecta - a Jornada Social no Saneamento Rural”. Em seguida, foi a vez da gerente social, também do SISAR do Ceará, Vanusa Albuquerque, que falou sobre metodologia e mudança do estatuto.
No turno vespertino, das 14h30min às 15 horas, Diego Rodrigues e Solon Ramalho, do Ceará, e Alex Matos, da Central de Jacobina/Bahia discorrerão sobre softwares utilizados nas atividades dos setores e áreas administrativas. Na sequência, os palestrantes Carlos Júnior, gerente técnico do Ceará; e Jânio Nunes, agente de Controle da Qualidade da Central Seabra/Bahia.
Já no dia 28 de agosto, às 9 horas, o supervisor técnico da Gesar/Ceará, Gilson Lima, apresenta os Indicadores para o Atendimento da Regulação. Às 10h30min, será a vez do gerente da GECEN-CERB/Bahia, Andrevan Mercês de Sant´Anna, e da gerente administrativa do SISAR/Ceará, Gioconda Queiroz, que vão apresentar Instrumentos Normativos.
Fonte: Ascom/Cerb
Mín. 17° Máx. 28°