Sábado, 25 de Outubro de 2025
17°C 27°C
Cachoeira, BA
Publicidade

Flica 2025 debate leitura e escrita como políticas públicas na formação cidadã

Roda de conversa com secretários e escritores destacou o papel do Programa Bahia Literária no fomento à cultura do livro e no incentivo à escrita juvenil.

24/10/2025 às 07h51
Por: Redação Fonte: Ascom/SEC
Compartilhe:
Foto: André Fofano/SEC
Foto: André Fofano/SEC

Em uma roda de conversa, nesta quinta-feira (23), durante a 13ª Feira Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), foi debatido a leitura como prática essencial para a formação de cidadãos. O bate-papo esteve envolto nas ações do Programa Bahia Literária, desenvolvido pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Cultura.

"A boa política pública é aquela que muda vidas. E estar nas feiras literárias é alimentar os sonhos dos nossos estudantes e professores da rede estadual. Atualmente, são mais de R$ 24 milhões para 81 eventos e nossa meta é chegarmos aos 417 municípios do Estado. Queremos fomentar a leitura e a escrita. A Bahia, com certeza, é o Estado que mais tem investimento na cultura do livro", destacou a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.

Segundo o secretário da Cultura, Bruno Monteiro, o movimento de incentivo também atinge o mercado editorial. "Tudo isso é muito importante, porque é a economia editorial sendo fortalecida. Por isso, esta política é um passo além, em que incentivamos a leitura na chegada a mais espaços, na aquisição de livros para bibliotecas e pontos de leituras, em uma promoção de um trabalho contínuo de fomento".

Jornalista e escritor, Ricardo Ishmael ressaltou a importância de popularizar a escrita. "Quando damos oportunidade para que mais jovens escrevam e participem das feiras literárias, nós vamos dessacralizando a ideia do escritor, mostrando para os jovens que também podem escrever um livro, que eles têm a condição de realizar esse sonho".

Ainda estiveram presentes à mesa de conversa, o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães; a jornalista e escritora Maíra Azevedo (Tia Má); e o escritor Anderson Shon.

Incentivo
Criado em 2024, o Programa Bahia Literária prevê a realização de 81 feiras e festivais até 2026, contemplando três projetos em cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) do Estado. Até o último mês de setembro, foram 45 atividades que movimentaram salas de aula e comunidades, com investimento de R$ 24,3 milhões do governo estadual. A SEC e a Secult, através da Fundação Pedro Calmon (FPC), garantem apoio financeiro e logístico, assegurando a presença de estudantes e professores da rede pública nos eventos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cachoeira - BA
Sobre o município
Cachoeira é um município, no estado da Bahia, no Brasil. Situa-se às margens do Rio Paraguaçu. Está distante cerca de 120 km da capital do estado, Salvador. Sua área é de 395 quilômetros quadrados e a população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 33 470 habitantes.
Ver notícias
Cachoeira, BA
20°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 27°

21° Sensação
1.38km/h Vento
95% Umidade
49% (0.33mm) Chance de chuva
05h05 Nascer do sol
05h34 Pôr do sol
Dom 31° 19°
Seg 29° 19°
Ter 28° 19°
Qua 28° 19°
Qui ° °
Atualizado às 23h02
Lenium - Criar site de notícias