Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
21°C 33°C
Cachoeira, BA
Publicidade

Colégio Estadual da Bahia – Central conquista 1º lugar na FENIC com projeto sobre economia circular e resíduos marinhos

Equipe do Clube de Ciências Orbitz foi premiada na categoria Engenharia e Matemática e assegurou credencial para a FITEC 2026, em Londrina (PR)

17/12/2025 às 08h27
Por: Redação Fonte: Tita Moura – Ascom/SEC
Compartilhe:
Foto Acervo Pessoal
Foto Acervo Pessoal

O Clube de Ciências Orbitz, do Colégio Estadual da Bahia – Central, em Salvador, conquistou o 1º lugar na categoria Engenharia e Matemática na 2ª edição da Feira Internacional de Iniciação Científica (FENIC). A premiação foi alcançada com o projeto ‘Do mar à moradia: economia circular com resíduos marinhos para revestimento sustentável’, que também recebeu o Prêmio Sebrae de Inovação. O evento ocorreu entre 11 e 13 de dezembro, na Escola SESI Djalma Pessoa.

Além dos prêmios, a equipe formada pelos estudantes Guilherme Fraga, 2ª série, e Mariana Aragão, 1ª série, além das professoras Valeria Danielly Oliveira (orientadora), e Fernanda Brito (coorientadora), garantiu credencial para a Feira de Inovação, Tecnologia e Ciências (FITEC), que será realizada em Londrina (PR), em novembro de 2026.  A iniciativa reúne pesquisa científica, inovação tecnológica e responsabilidade socioambiental, fortalecendo o protagonismo estudantil em espaços nacionais de ciência.

Integrante da equipe, o estudante Guilherme Fraga, da 2ª série do Ensino Médio, destacou a relevância da conquista. “Ganhar o 1º lugar em Engenharia e Matemática não foi só uma vitória do projeto, mas da educação pública baiana. O Prêmio de Inovação do Sebrae e a credencial para a FITEC mostram a importância do nosso tema e reforçam a necessidade de promover a ciência em todos os contextos”, afirmou.

A orientadora Valeria Danielly Oliveira ressaltou o impacto social da pesquisa. “O projeto nasce de uma problemática real do território e propõe soluções sustentáveis com base científica. Essa premiação reconhece a qualidade metodológica, a inovação e o potencial transformador da iniciação científica no ensino médio, quando conectada à comunidade e aos sonhos dos estudantes”, destacou.

A FENIC é voltada a estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Técnico, com o objetivo de estimular a produção científica pré-universitária. Nesta edição, a feira registrou recorde de participação, com 685 projetos inscritos e 150 selecionados, incluindo trabalhos internacionais, consolidando-se como um dos principais eventos científicos do país voltados à juventude.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sem foto
Sobre o município
Salvador, a capital da Bahia, é uma cidade vibrante e histórica no Nordeste brasileiro, fundada em 1549 como a primeira capital do país.
Tem forte influência africana em sua cultura, manifestada na música, dança e religião (candomblé), além de uma rica herança portuguesa visível em sua arquitetura colonial, como igrejas e casarões. A cidade combina belezas naturais, como praias e a Baía de Todos os Santos, com uma cultura pulsante, celebrada no maior carnaval do mundo e em ritmos musicais diver
Ver notícias
Cachoeira, BA
31°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 33°

32° Sensação
3.51km/h Vento
47% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h30 Nascer do sol
06h08 Pôr do sol
Seg 33° 22°
Ter 34° 21°
Qua 33° 21°
Qui 34° 20°
Sex 34° 19°
Atualizado às 13h03
Lenium - Criar site de notícias