Domingo, 06 de Outubro de 2024
19°C 30°C
Cachoeira, BA
Publicidade

Projetos para restauração de bens culturais na Bahia receberão recursos do PAC

Entre as instituições beneficiadas, incluem as Prefeituras de Cachoeira e Santo Amaro

05/07/2024 às 19h05
Por: Redação Fonte: Alô Alô Bahia
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Iphan
Foto: Divulgação/Iphan

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (IPHAN) formalizou acordos, na quinta-feira (4), com diversos entes públicos baianos que receberão recursos do PAC Seleções 2024.

As instituições beneficiadas incluem a Secretaria de Cultura do Estado e IPAC, a Fundação Mário Leal Ferreira/Sedur, a Conder/Sedur/BA, e as Prefeituras de Cachoeira, Santo Amaro e Itaparica. Os recursos serão destinados para restauração de bens culturais tombados pelo IPHAN ou associados a bens culturais registrados e patrimônio arqueológico.

Nesta edição, o PAC Seleções inclui também a restauração de Terreiros de Candomblé tombados como Patrimônio Nacional.

O Novo PAC Seleções contempla todas as regiões do País. Das 105 propostas escolhidas, 45 são do Nordeste, com a Bahia sendo o segundo estado mais contemplado, com 13 projetos.

Hermano Fabrício, superintendente do Iphan na Bahia, celebrou o momento. “Estamos entusiasmados com a assinatura dos Termos de Compromisso. Este investimento substancial permitirá a restauração de importantes bens culturais tombados, incluindo terreiros de Candomblé, e também imóveis que abrigam bens imateriais registrados que são Patrimônio Nacional. A Bahia, com 13 projetos contemplados, demonstra o reconhecimento da riqueza e diversidade do nosso patrimônio cultural, refletindo nosso compromisso em preservá-lo para as futuras gerações.

Entre os contemplados na Bahia estão cinco terreiros tombados pelo IPHAN: Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê, em Cachoeira; Terreiro da Casa Branca, Terreiro do Gantois e Terreiro Ilê Maroialajie (Alaketo), todos em Salvador; e o Terreiro Omo Ilê Agboulá, em Itaparica.

Além desses, também foram selecionados projetos de restauro da Faculdade de Medicina no Terreiro de Jesus, dois imóveis para Habitação Social no Pilar e Centro Histórico de Salvador, a Casa do Samba (Centro de Referência do Samba de Roda, patrimônio cultural do Brasil e Patrimônio da Humanidade) em Santo Amaro, a Casa do Samba de Dona Dalva (Cachoeira), o Conjunto Casa Berquó e Sete Candeeiros para instalação da Casa do Patrimônio, em Salvador, sedes do IPHAN/BA, e o Conjunto Urbano do Quarteirão 7 de Setembro, em Cachoeira.

Por Antonio Dilson Neto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cachoeira, BA
20°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 30°

21° Sensação
0.97km/h Vento
96% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h15 Nascer do sol
05h31 Pôr do sol
Seg 33° 18°
Ter 34° 18°
Qua 36° 19°
Qui 30° 20°
Sex 31° 21°
Atualizado às 04h02
Lenium - Criar site de notícias