O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia abriu um inquérito para investigar o desabamento do casarão que abrigava o histórico Hotel Colombo, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. O inquérito, que será conduzido pela procuradora Vanessa Cristina Gomes Previtera Vicente, foi divulgado na quinta-feira (29/08).
O desabamento ocorreu em 18 de fevereiro deste ano, causando danos a diversos veículos que estavam próximos ao local. O casarão, situado no Centro de Cachoeira, fazia parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reforçando sua relevância histórica e cultural.
Em 2019, o imóvel já havia sofrido um primeiro desabamento, agravando seu estado de deterioração. O atual inquérito pode resultar em uma Ação Civil Pública, buscando responsabilizar os culpados pelo perecimento do bem histórico, seja por ação ou omissão, e pleitear uma possível indenização.
O desabamento do Hotel Colombo é mais um episódio que destaca a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural de Cachoeira, cidade conhecida por seu rico legado arquitetônico.
Mín. 18° Máx. 25°