A Escola Rural de Belém, no município de Cachoeira, Recôncavo da Bahia, foi uma das pioneiras a desenvolver projeto de educação inclusiva com as salas de recursos multifuncionais para todos os estudantes com necessidades especiais, facilitando a dinâmica educacional dos professores e dos estudantes. O espaço foi desenvolvido com a disponibilidade de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
O projeto tem o objetivo de adaptar os espaços, diante da necessidade de motivar a frequência nas atividades escolares, implantando incentivo à leitura, escrita, matemática, desenho, artes e educação física, fazendo da escola um espaço acolhedor, com a presença da família, das comunidades e da equipe da secretaria Municipal de Educação, que oferece orientações da coordenação pedagógica.
“O projeto em ação vem dando muito certo, é um sonho que estamos realizando, procurando sempre a centralidade dos objetivos que é a aprendizagem dos estudantes com educação inclusiva, tanto estudantes típicos quanto estudantes atípicos”, disse Ângelo Lopes Marques, diretor da escola Rural de Belém.
De acordo com o gestor, a escola iniciou a sala com instrumentos, ferramentas de aprendizagem, um ábaco, cartolinas, cadernos, lápis e canetas.
“Conseguimos avançar, e hoje nós temos uma sala muito bem equipada, depois que recebemos ajuda do recurso do PDDE, o projeto ficou mais bonito, acolhedor e atraente, fazendo com que os estudantes se interessam mais e estejam sempre motivados”, afirmou.
Ângelo destacou também a relevância do PDDE Manutenção, que oferece recurso para pedreiros, eletricistas, encanadores e serviços similares de manutenção das unidades escolares.
“Ele possibilita um conjunto de ações e serviços para os espaços multifuncionais funcionarem com eficiência, valorizando a potencialidade de todos os envolvidos”, concluiu.
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