A renomada escritora e jornalista Thalita Rebouças abriu o espaço “Geração FLICA”, no primeiro dia da 12a Feira Literária Internacional de Cachoeira. A mesa “Livros que atravessam gerações” atraiu em sua maioria jovens que acompanham a escritora a alguns anos. A mediação foi conduzida por Lorena Britto.
Thalita nasceu no Rio de Janeiro, em 10 de novembro de 1974. Jornalista de formação, trocou as redações pelo universo literário. Em 24 anos de carreira, publicou mais de 25 livros e vendeu 2,3 milhões de exemplares. Suas obras foram traduzidas para mais de 20 países e adaptadas para cinema e teatro. “Eu escrevo desde os 10 anos de idade, o que eu faço hoje em dia é o meu sonho de criança” disse a escritora.
Thalita respondeu perguntas de forma dinâmica e tirou muitas risadas do público. (Foto: João e Silva)
Conhecida por se conectar com jovens leitores, Thalita mantém um estilo leve e divertido. Suas histórias abordam temas universais e atuais, atravessando gerações e conquistando novos públicos.
Mas nem sempre foi assim. Na conversa, ela conta que no início, seu foco de público era outro. “Eu não escrevia livros direcionados a crianças. Eu me assustei quando vi que elas liam, eu ficava tipo: ‘esse livro não é para você, cadê seus pais?’ E depois disso eu me joguei”.
A participação na Flica 2024 reforça seu papel como referência na literatura juvenil. Segundo o curador Deko Lipe, o espaço Geração Flica é dedicado a temas contemporâneos para jovens, aproximando escritores e leitores por meio de diálogos abertos.
Alguns alunos de instituições públicas fizeram perguntas para suas atividades escolares. (Foto: João e Silva)
Recentemente Thalita lançou um livro voltado para sua atual fase da vida, se distanciando do foco infanto-juvenil: Felicidade inegociável e novas rimas. “Vou fazer 50 anos. Eu encaro o envelhecimento como uma segunda adolescência. Esse novo livro, querendo ou não, está sendo lido por jovens que me acompanham há muitos anos. Então eu meio que estou preparado as meninas para a menopausa, por exemplo. Na minha vez, ninguém me preparou”, disse Thalita.
Texto: João e Silva; e Gabriel Lima.
Mín. 20° Máx. 34°