A Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) encerrou sua 12ª edição no último domingo (20), com um recorde de mais de 100 mil visitantes ao longo dos quatro dias de evento. O evento gerou 100% de ocupação hoteleira em Cachoeira e região, a FLICA fortalece seu papel como um dos principais eventos literários do Brasil.
O evento apresentou uma programação diversificada que incluiu literatura, música, artesanato e gastronomia local, distribuídos em espaços como a Tenda Paraguaçu, Geração Flica, Fliquinha, Casa do Governo, Casa do Patrimônio, Palco Raízes e Ritmos. A FLICA também destacou a participação de estudantes da rede pública de ensino da Bahia, que, acompanhados por seus professores, vieram de diversas cidades do Recôncavo para participar das atividades.
“É uma vivência incrível, sobretudo para os estudantes do interior que não têm oportunidade de vivenciar eventos dessa dimensão, e aqui podem chegar perto de um escritor que está lançando seu livro, ouvir ele falar, é fantástico para eles”, comentou a professora de Linguagens e escritora Ana Patrícia Giffoni.
Estudantes do Colégio Estadual João Cardoso dos Santos aproveitando o evento em Cachoeira | Foto: Divulgação / Diego Silva
A edição deste ano teve como tema “O Mundo da Literatura em Festa” e trouxe discussões literárias e culturais com autores e personalidades brasileiras e internacionais. Entre os destaques, estiveram presentes os humoristas baianos João Pimenta e Matheus Buente, a escritora, jornalista e atriz Thalita Rebouças, a poetisa Elisa Lucinda, a atriz e artista visual trans Liniker, e o escritor angolano Kalaf Epalanga.
Outros nomes de peso incluíram Zezé Mota, Itamar Vieira Jr., Mari Bigio, Renato Moricone, Ricardo Ishmael, Mabel Velloso, Ebomi Cici de Oxalá, Raphael Montes, Stefano Volp, Adelaida Fernandes e Jefferson Tenório.
A coordenadora geral da FLICA, Vanessa Dantas, destacou o impacto econômico positivo do evento, que gerou mais de mil empregos diretos e indiretos e contou com a colaboração de mais de 10 secretarias estaduais. Ela agradeceu aos parceiros e empresas envolvidas na realização da festa literária, atribuindo o sucesso ao apoio dos últimos três governadores da Bahia.
A 12ª edição da FLICA foi organizada pela Fundação Hansen Bahia (FHB) em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, LDM (livraria oficial do evento), CNA NET (internet oficial do evento), UFRB (CAHL – Centro de Artes, Humanidades e Letras) e contou com o apoio de empresas e instituições como Bracell, ACELEN, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, Caixa e Governo Federal.
Mín. 20° Máx. 32°