Em 1872, os músicos da cidade sediam na capela, antes consagrada a Nossa Sra. do Rosário, a Irmandade de N. Sra. da Ajuda. Situada no Largo da Ajuda, no alto de uma pequena colina no centro da cidade, com acesso por três ladeiras em sentidos opostos, integra o Centro Histórico da cidade e é tombada individualmente como Patrimônio do Brasil desde 1939 através do IPHAN/MinC.
Em 2024, o mês de novembro é dedicado a diversas manifestações culturais que antecedem o dia de Nossa Sra. da Ajuda, que unem o sagrado e o profano.
A Festa de Nossa Senhora d'Ajuda em Cachoeira, na Bahia, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tem origem no século XIX, e, segundo a tradição, começou quando pessoas escravizadas saíam à noite para lavar a capela, fazendo "batuques" com baldes e latas.
No primeiro dia (03), as ruas são tomadas pelo Bando Anunciador, geralmente composto por carros, caminhões e carroças ornamentadas, desfilando pelas principais ruas da cidade, com charanga que convida a população para participar.
Mín. 20° Máx. 32°