A Universidade Estadual do Bahia (Uneb) anunciou no último dia 26 de novembro, a criação do Curso Tecnológico em Gestão Comercial com ênfase em Afroempreendedorismo, a ser ofertado pela Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da instituição.
A iniciativa, aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) da Universidade, faz parte de um convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Com carga horária total do curso é de 1.980 horas, distribuídas ao longo de oito semestres letivos, o curso, modalidade a distância (EaD), pretende formar profissionais capacitados para atuar no mercado com um olhar voltado para as especificidades e potencialidades do afroempreendedorismo.
A formação tem como meta a capacitação de gestores para as seguintes ações: mapeamento de demandas e estudos de contexto para a implantação de empreendimentos, planejamento de investimentos, desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing de produtos e serviços, e gestão financeira e tributária de empreendimentos.
O curso está estruturado em três eixos: Enraizamento Sócio-político-econômico; Ancestralidade, Tecnologia Social e Inovações; e Gestão, Autogestão e Cooperação.
A formação ofertará 250 vagas na primeira edição em oito polos/departamentos localizados em municípios pertencentes aos Territórios de Identidade: Barreiras, Camaçari, Itabuna, Jacobina, Salvador, Santo Amaro, Seabra e Valença.
O curso tem previsão para iniciar as atividades ainda neste semestre letivo. O ingresso deverá ser por meio do processo seletivo do Vestibular da UNEB, oferta de Matrícula Especial (vagas residuais) e da Seleção de Sistema de Seleção Unificada (Sisu), condicionado aos editais da Capes de oferta de novas turmas.
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