O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) completou, neste fim de semana, 15 anos como referência para a região do Recôncavo da Bahia. Abrangendo mais de 30 municípios, a unidade presta assistência a uma população em torno de 900 mil habitantes.
Com 150 leitos, incluindo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 21 da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), o hospital registra, em 2024, mais de 64.512 atendimentos médicos e multiprofissionais, 12 mil internamentos, sendo 7.200 cirurgias, e 305.390 exames em especialidades como Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria e Neurocirurgia.
O diretor geral do HRSAJ, Elias Andrade, ressalta os avanços alcançados ao longo dos últimos anos. “Participamos e tivemos destaque no projeto ‘Lean nas Emergências’, do Ministério da Saúde, o qual tem permitido uma gestão ainda mais eficiente dos nossos fluxos”, destacou. “Também tivemos importantes conquistas, como a execução de reformas e melhorias na estrutura e equipamentos do hospital, sempre com o foco em aprimorar o atendimento e proporcionar um ambiente seguro e confortável para os nossos pacientes”.
Parte da filosofia da gestão institucional, a humanização no cuidado prestado faz toda a diferença na vida dos pacientes atendidos na unidade. Moacir dos Santos foi um dos pacientes tocados pela humanização do HRSAJ. A equipe multiprofissional e Comissão de Humanização prepararam uma surpresa para celebrar o seu aniversário. “Para mim, foi muito importante. Eu estava muito cabisbaixo, pensando em como seria passar meu aniversário internado. Mas, depois da surpresa, foi ótimo. Fui surpreendido com um bolo e o carinho da equipe. Eu só tenho a agradecer. Que a equipe continue sempre assim, porque é a melhor que existe!”, compartilhou.
Nos campos de Ensino e Pesquisa, o HRSAJ realiza parceria com instituições de ensino, com destaque para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e oferta programas de estágio multidisciplinar, de aprimoramento multiprofissional e de residência médica. “Estagiários de diversas áreas, primeiro emprego, internato em medicina e residência médica são exemplos do nosso foco na educação permanente. Com isso temos formado boa parte da nossa equipe de trabalho aqui mesmo no HRSAJ”, destacou o diretor médico Antônio Carlos Neto.
Mín. 19° Máx. 32°