A Fundação Cultural Galeno d’Avelírio (Casa da Cultura), em Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, inaugurou sua primeira sala de cinema. O Cine Teatro do Porão foi inaugurado na sexta-feira (17) com o filme "A Arte das Operárias", uma homenagem às mulheres cruzalmenses que trabalhavam nas fábricas de fumo da cidade. O curta-metragem tem roteiro de Graça Sena, imagens de Cristiane Oliveira e edição de Nelson Magalhães Filho.
Para a criação da sala de cinema e outras intervenções, a Fundação contou com o apoio da Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, além de recursos recebidos através da Lei Paulo Gustavo, totalizando um investimento de 69 mil reais. O projeto foi disponibilizado em edital pela Prefeitura de Cruz para fazedores de cultura das áreas de audiovisual, dança, capoeira, música, teatro, quadrilha junina, exposição de artes plásticas, visuais, obras literárias, circo e demais áreas da cultura.
A primeira exibição foi restrita a autoridades e à imprensa locais. A partir de segunda-feira, a sala será aberta ao público.
Histórico do Espaço
A sala de cinema ocupa o mesmo espaço onde funcionou o Teatro do Porão, que já recebeu inúmeras peças teatrais. O ator José Wilker, falecido em 2014, esteve ali no início da década de 1990 com o elenco da novela "O Fim do Mundo" para gravar cenas.
Mín. 19° Máx. 20°