O Instituto Brasil África (IBRAF) recebe, entre os dias 19 e 30 de agosto, a primeira turma do Youth Technical Training Program 2024/2025. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o treinamento ocorrerá na unidade Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas, Bahia.
Foto: Divulgação
Lançado pelo IBRAF em 2017, o programa de capacitação técnica de jovens africanos abrange áreas como agricultura e desenvolvimento rural, saúde, tecnologia da informação, educação, infraestrutura, esporte, comunicação, empreendedorismo e indústria criativa. Nesta edição, 14 jovens de Serra Leoa serão treinados no manejo da mandioca.
Durante duas semanas, os participantes aprenderão técnicas avançadas, realizarão atividades práticas, estabelecerão conexões com profissionais brasileiros, manipularão produtos, assistirão palestras de especialistas e terão acesso a maquinários de processamento. O objetivo é fortalecer habilidades e despertar o empreendedorismo, para que possam aplicar o aprendizado em suas rotinas habituais.
“Esta iniciativa reforça o compromisso do IBRAF em apresentar boas práticas brasileiras ao continente africano. A lógica é simples: se dá certo no Brasil, é muito possível que também dê certo na África, respeitando as idiossincrasias locais”, destaca o professor João Bosco Monte, fundador e presidente do Instituto Brasil África.
A realização desta turma conta com a parceria do Ministério da Agricultura de Serra Leoa, do International Institute of Tropical Agriculture (IITA) e da African Capacity Building Foundation (ACBF). Entre 2024 e 2025, a meta é capacitar 1000 jovens profissionais africanos em diversas disciplinas.
Mais informações: ibraf.org/pt/
Mín. 20° Máx. 36°