No próximo dia 21 de novembro, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dará início ao Fórum Internacional Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, o Fórum 2024, com uma conferência de abertura conduzida por Vilma Reis, destacada socióloga, ativista e referência em pautas de justiça social e direitos humanos. O evento acontecerá às 18h no campus de Cruz das Almas e terá transmissão pela TV UFRB.
Vilma Reis, reconhecida por sua incansável dedicação à promoção de igualdade e justiça, possui uma trajetória marcada pelo ativismo nas áreas de direitos humanos, feminismo e questões raciais. Natural de Salvador, Bahia, ela é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui uma especialização em Políticas e Gestão Cultural, além de um mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição.
Desde o início de sua carreira, Vilma se destacou por seu compromisso com as causas sociais, principalmente no combate ao racismo e à violência contra a população negra. Atuou em diversas frentes, incluindo a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, onde, entre 2015 e 2019, foi a primeira mulher negra a ocupar o cargo, trazendo para o centro do debate a defesa dos direitos das minorias, a luta contra a violência de gênero e a importância da ampliação de políticas públicas inclusivas.
Reconhecida como uma das principais vozes do movimento feminista negro, Vilma Reis também participa de iniciativas como o "Marcha das Mulheres Negras" e é uma das fundadoras do "Instituto Odara", organização que luta pela equidade racial e de gênero no Brasil. Seu trabalho é frequentemente direcionado a fomentar a liderança de mulheres negras, atuando como mentora e figura inspiradora para jovens ativistas.
Fórum 2024
Com o tema "Nossos Feminismos Revisitados: Uma Femenagem a Luiza Bairros", o Fórum 2024 celebra a trajetória de Luiza Bairros, militante, intelectual e ativista na luta feminista e antirracista no Brasil, destacando o legado dessas lutas na diáspora.
Ao longo dos anos, o Fórum tem promovido produções acadêmicas, científicas e culturais, destacando o papel das políticas de ações afirmativas no Brasil. Em sua 18ª edição, a UFRB reafirma seu compromisso com a valorização e produção de conhecimento das comunidades tradicionais, negras, indígenas, LGBTQIAPN+, além do enfrentamento ao racismo e ao sexismo.
Programação
A programação do Fórum 2024 será ampla e ocorrerá ao longo dos dias 21, 22 e 23 de novembro, com atividades em todos os períodos. Nas manhãs, haverá minicursos e oficinas (8h às 12h), grupos de trabalho (10h às 12h) e o I Seminário Estadual de Políticas Afirmativas (9h às 12h). Além disso, a Feira de Artesanato e a Feira de Saúde da População Negra estarão disponíveis das 8h às 17h. O evento também contará com mesas-redondas, lançamentos de livros e exposições que complementarão a programação diurna.
Durante as tardes, estão programadas rodas de conversa e uma exposição sobre a Infância de Terreiro, entre outras atividades. As noites trarão palestras de destaque, incluindo a participação do jornalista, professor e ensaísta Edson Cardoso, além de atrações culturais como a entrega do Troféu Luiza Bairros, a Batalha de Hip-hop, a Noite da Beleza Negra e apresentações musicais, com destaque para o show de abertura de Alana Sena, celebrando a cultura afro-brasileira.
Inscrições
As inscrições estão abertas até 21 de novembro, e tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo estão convidados a participar.
Mais informações e a programação preliminar do Fórum 2024 estão disponíveis no site ufrb.edu.br/forum.
Mín. 20° Máx. 32°