A cidade de Santo Antônio de Jesus sediou, até esta terça-feira ( dia 19), uma imersão voltada para profissionais da Rede Estadual de Educação que atuarão nos Centros de Apoio Pedagógico Especializado (CAPEs). A iniciativa da Secretaria da educação (SEC) tem como objetivo capacitar os participantes para compreenderem, na prática, o funcionamento administrativo e pedagógico desses centros, que desempenham papel essencial na inclusão de estudantes com necessidades especiais. O evento, que teve início na segunda (dia 18) busca preparar os profissionais para implementar os CAPEs em seus territórios, garantindo um atendimento mais eficiente e integrado às necessidades dos estudantes.
Atualmente, a rede estadual conta com oito CAPEs em funcionamento e cinco Centros de Educação Especial. Em abril, o Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 4 milhões para a ampliação dos CAPEs em dez Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).A iniciativa faz parte da construção da agenda em Educação Inclusiva que está sendo implementada pelo governo. Em agosto, a SEC promoveu o Seminário sobre Altas Habilidades e Superdotação. O encontro reuniu especialistas, educadores e familiares para discutir os desafios e as estratégias para melhor identificar e apoiar alunos superdotados. O Brasil conta com cerca de 27 mil superdotados e a Bahia ocupa a quarta posição no ranking de estados com o maior número de indivíduos nessa condição.
Os esforços também são feitos no aumento e contratação de profissionais. Em fevereiro, a SEC publicou edital para contratação de Pessoal sob o Regime Especial Direito Administrativo – Reda para as funções de Apoio à Educação Especial. Os profissionais foram distribuídos nas seguintes funções: Cuidador Educacional – 509 vagas; Interprete de Libras – 173 vagas; Instrutor de Libras – 78 vagas; Brailista – 101 vagas; Técnico de Educacional Especializado ( AEE) – 763 vagas. No momento, estão abertas as inscrições de outra seleção na modalidade Reda para contratação de 1642 profissionais que também vão atuar, exclusivamente com a a Educação Especial.
Para além da contratação, a SEC tem investido na eliminação de barreiras arquitetônicas, na aquisição de materiais pedagógicos inclusivos e no uso de tecnologias. Entre os avanços, destaca-se a entrega de óculos OrCam MyEye, dispositivo que facilita a leitura para estudantes com deficiência visual, distribuídos nos 27 NTEs. As ações implementadas reforçam o compromisso do Governo do Estado com a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Mín. 20° Máx. 36°