Sexta, 22 de Novembro de 2024
20°C 36°C
Cachoeira, BA
Publicidade

O mês é agosto e Maragogipe está como? Em festa quase todos os dias!

A programação religiosa se mistura com a programação profana e a alegria contagia a todos, moradores e visitantes.

21/08/2024 às 21h31 Atualizada em 22/08/2024 às 14h33
Por: Redação Fonte: Redação SCR Recôncavo
Compartilhe:
Foto: ACAMMPOM
Foto: ACAMMPOM

No último domingo (18), Maragogipe viveu o auge das festividades profanas em homenagem a São Bartolomeu, padroeiro do município, com a tradicional Lavagem. As comemorações, iniciadas em 1º de agosto, culminaram com a "Chegada de Seu Tibúrcio" e com a Lavagem, um dos momentos aguardados da festa. O evento começa na noite de sábado, quando músicos e moradores descem da Praça da Matriz até o cais do Cajá para buscar Seu Tibúrcio, cantando a canção em homenagem ao homem que, segundo a lenda local, transportou a imagem do santo da capital para Maragogipe. A canção "Seu Tibúrcio", com seus versos ousados, é entoada com entusiasmo por todos, tornando-se um hino que faz parte da identidade cultural de Maragogipe.

Leia também - Quem foi Tibúrcia Guedes – a operária que se casou com o dono da fábrica de charutos em Maragogipe

No domingo, o cortejo composto por 100 baianas com jarros de água de cheiro e a tradicional burrinha, acompanhado por cerca de 100 músicos, sai do terreiro Ilê Alabaxê com destino à Igreja Matriz de São Bartolomeu e de lá seguem pelas ruas da cidade, acompanhado por uma multidão de todas as idades e religiões, que percorre mais de 10 quilômetros ao som da música tradicional.

A celebração tem suas origens na época colonial, quando os escravos, proibidos de entrar no templo, eram obrigados a lavar o adro da igreja. A Lavagem de São Bartolomeu, com suas músicas e batuques, deu origem à parte profana da festa, que hoje é uma das maiores manifestações religiosas e populares do Recôncavo Baiano, atraindo moradores e visitantes.

Sobre a canção ousada

Uma versão sobre a origem da música está relacionada a Tibúrcia Guedes, operária que se casou com o dono da Fábrica de Charutos Suerdieck. O descontentamento dos maragogipanos com a forma como ela passou a tratar os outros trabalhadores, após sua mudança de vida, resultou em versos satíricos que foram incorporados à música. No entanto, os mais velhos afirmam que o hino já embalava as ruas de Maragogipe antes mesmo desse episódio.

A ACAMMPOM - Associação de Caretas, Mascarados e Manifestações Populares de Maragogipe teve participação ativa no evento, com foco na 'Chegada de Seu Tiburcio', mantendo viva a tradição cultural da cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Maragogipe - BA
Sobre o município
Maragogipe é um município do estado da Bahia localizada a cerca de 133 quilômetros de Salvador. Sua população é estimada em 45 740 habitantes. O município de Maragogipe é bastante rico no que diz respeito aos recursos naturais, apresentando um ótimo potencial para o desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo ecológico, rural e, principalmente, ao turismo náutico, incluindo a pesca desportiva
Ver notícias
Cachoeira, BA
21°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 36°

22° Sensação
1.88km/h Vento
93% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
04h59 Nascer do sol
05h44 Pôr do sol
Sáb 37° 21°
Dom 27° 21°
Seg 25° 21°
Ter 30° 21°
Qua 27° 21°
Atualizado às 00h03
Lenium - Criar site de notícias